click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quarta
24.Abr 2024
Início seta Comes & bebes seta Gastronomia seta Aroma e sabor à mesa
Aroma e sabor à mesa PDF Imprimir E-mail
Escrito por Elis Cavalcante   
09-Out-2008

O saboroso e aromático mundo das ervas e especiarias é praticamente desconhecido para a maioria dos brasileiros, incluindo alguns profissionais de alimentação.

Na cultura gastronômica nacional se fazem presentes o louro, a salsa, o coentro, o cominho, o cravo, a canela, a cebolinha e alguns tipos de pimenta. Nossa formação nos tirou o prazer de conhecer uma grande variedade de temperos que tornam os pratos mais ricos em aromas e em sabores.

O uso das ervas ultrapassa os campos da culinária, da medicina e dos rituais. As ervas e as especiarias estão presentes na história dos mais variados povos que exploravam aquelas que se encontravam disponíveis em seu território das maneiras mais variadas. Muitas já foram usadas como moeda, enquanto outras custaram mais do que ouro, houve na história um período em que elas entravam nas panelas para disfarçar o sabor dos alimentos em processo de deterioração.

O intercâmbio entre os povos enriqueceu nações e cozinhas e atualmente, o interesse por conceitos e práticas gastronômicas possibilita uma grande procura e abertura no desvendar este universo.

Mas para isso, além de seguir receitas estudar o assunto o fundamental é experimentar. A experimentação é que faz a diferença e cada cozinheiro cria uma identidade para suas preparações, vai aprendendo a realçar aromas e sabores e valorizar uma série de ingredientes e aos poucos abandona produtos industrializados e o excesso de sais na comida.

Em nosso curso procuramos criar, de forma lúdica, condições para que cozinheiros e outros profissionais do setor de alimentação tenham instrumentos para exercitar constantemente e de forma ampla o uso de ervas e especiarias de uma forma totalmente dinâmica, fugindo da atitude estática de copiar pura e simplesmente.

A experimentação das ervas começa pelo nariz, pois muito do que achamos ser sabores na verdade são cheiros, para chegar ao corpo e proporcionar o prazer do sabor e cura de males físicos e existenciais.

Não há uma regra rígida, tudo pode. Nenhuma é só para doces ou só para salgados. A erva-doce vai bem em bolos, pães, carne de porco e no chazinho tão bom para a digestão, e o Curry não e só para pratos salgados da cozinha indiana, numa compota de banana fica divino. Folhas de hortelã tão presentes na culinária árabe podem enriquecer sucos, salada de frutas e carne moída refogada, enquanto o estragão que dá vida ao molho Bernaise fica muito bom com manga num suco bem geladinho, enquanto o de goiaba pode ser feito com alecrim.

Tudo se pode fazer, mas com harmonia e muito cuidado nas combinações e quantidades. Sair do lugar comum, ousar e experimentar. Esse é o caminho para desvendar o mundo das ervas e especiarias.

Elis Cavalcante é consultora em alimentos e bebidas.

Atualizado em ( 09-Out-2008 )
 
< Anterior   Seguinte >