click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quinta
25.Abr 2024
Início
Viva Arsenio! PDF Imprimir E-mail
Escrito por Emílio Yudi Murata   
20-Nov-2008

Arsenio Rodríguez & Afro-Cubano Sound

viva_arsenio.jpgSe existe na música cubana alguém cujas composições possuem tanta importância para a sua história, assim como Robert Johnson para o Blues, é o cantor e compositor Arsenio Rodríguez. Suas melodias soam como um retrato falado da ilha de Fidel Castro, com os sinais sutis que remetem a uma época e referências que nos fazem viajar.

Viva Arsenio! é uma ótima forma de constatar tudo isso e experimentar muitas outras sensações inseridas nos sulcos desse fantástico vinil, que foi lançado pelo selo Bang Records. De cara, o álbum abre com "Hang On Sloopy", única faixa cantada em inglês e que revela uma dicção característica da identidade cubana.

A versatilidade rítmica, melódica e dinâmica entre uma canção e outra é impressionante. Arsenio, além de percussionista, era um mestre das cordas. Seja com a guitarra eletricamente crua em "La Yuta" e em "El Elemento del Bronx", ou com o romântico tres (instrumento de origem porto-riquenha, caracterizado pelas três cordas duplas) em "Que no Llegue la Noche y La Pared". Em todas o sentimento está sempre presente. É muito provável que isto tenha feito toda diferença no que diz respeito à hipnose musical que o Afro-Cubano Sound executavam, tamanha a amplitude da pintura.

 

Arsenio Rodríguez, mais conhecido como "El Ciego Maravilloso", deixou um legado respeitadíssimo. Grupos musicais latinos do mundo inteiro nunca deixaram de fazer suas canções ressoarem sem a paixão. Suas composições quebraram as leis da temporariedade e tocam as pessoas até os dias de hoje. Esse álbum também traz a versão definitiva de "La Bamba", popularizada por Ritchie Valens e pelos roqueiros Los Lobos. Outra linha melódica muito conhecida aqui é da música "Cielito Lindo", transformada em nosso País na marchinha de carnaval "Está Chegando a Hora", de compositor desconhecido. 

Escutar com atenção essa obra prima é ter um contato muito próximo do palpável da cultura cubana e de sua história.

Arsenio Rodríguez

Descendente de escravos congoleses, ele nasceu em 30 de agosto de 1911, em Guira de Macurijes, pequena cidade da província de Matanza, em Cuba. Aos sete anos perdeu a visão após levar um coice de cavalo na cabeça. Durante sua infância aprendeu a tocar uma variedade de instrumentos que incluíam a bateria e percussão afro-cubana, o contra-baixo e o tres, que se tornou a sua principal ferramenta de composição e gravação. Suas principais influências no tres são: Nene Malfugas, Isaac Oviedo e Eliseo Silviera.

Sua contribuição como músico trouxe uma nova roupagem para a música dançante latina e pavimentou o caminho para um estilo que posteriormente foi chamado de salsa. Arsenio possui aproximadamente 200 músicas de sua autoria, tendo sido revolucionário ao introduzir, em sua orquestra, elementos da cultura congolesa como a conga, instrumento até então proibido na música cubana por possuir origens africanas. Sua carreira como compositor e líder de banda começou aos dezenove anos e, em 1937, foram lançadas algumas de suas gravações com a Orquesta Casino de la Playa. Durante esse período a banda de Arsenio possuía um formato padrão, que consistia em: trompete, violão, tres, bongô, baixo, maracas e claves, além de dois ou mais cantores.

Em 1940, o formato de seu grupo passa por transformações radicais e Arsenio adiciona o piano, mais um trompete e melodias vocais improvisadas pelos cantores, o que deu origem ao formato de conjunto. E foi nesse formato, mixado aos elementos rítmicos, o son montuno e o mambo, que surgiu mais tarde a salsa. É também nesse período que muitas das suas composições são gravadas: "A Belen le Toca Ahora, "La Yuca de Catalina", "Juventud Amaliana" e, talvez a mais popular, o bolero "La Vida es un Sueño".

Em 1953, Arsenio muda-se para Nova York deixando para trás sua banda. Embora tenha tido um grande retorno popular em terras americanas, o sucesso de sua carreira nunca chegou perto do que fora em sua terra natal. Arsenio Rodríguez, claramente, foi o artista cubano que mais propiciou o surgimento de novos artistas e o que mais fez experiências musicais até o fim de sua vida. Seu último registro, Arsenio Dice, além de cantar em todas as faixas, o mestre apresentou uma série de elementos da religião africana. Esse gênero era chamado de Quindembo, palavra em congolês que significa "mistura de muitas coisas". O "Cego Maravilhoso" morreu de pneumonia em 30 de dezembro de 1970, na cidade de Los Angeles.

Viva Arsenio! de Arsenio Rodríguez & Afro-Cubano Sound

1.Hang On Sloopy

2.La Yuca

3.Baila Con Migo

4.Manisero y Marta

5.Que no Llegue la Noche y La Pared

6.La Bamba

7.Tres Marias

8.Cielito Lindo

9.Para Bailar el Montuno

10.Randy

11.El Elemento del Bronx

12.Vaya p'al Monte

 

Emílio Yudi Murata é jornalista, co-proprietário da loja Trezeta-Musik e baixista da banda TRATOR-CAVERA. Contato: emilio@trezetamusik.com .
Atualizado em ( 20-Nov-2008 )
 
< Anterior   Seguinte >

Enquete

Qual é o seu ritmo latino predileto?
 
Newsletter
Receba as novidades da Onda Latina no seu e-mail.
E-mail

Nome

Sobrenome

Cidade


 

Usuários On-line