click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sexta
26.Abr 2024
Início seta Letras e livros seta Ensaios seta Serão as religiões inúteis?
Serão as religiões inúteis? PDF Imprimir E-mail
Escrito por J. Dantas de Oliveira   
17-Jan-2009
deus_um_delirio.jpgLi recentemente o livro Deus, um delírio (Cia. das Letras), do biólogo britânico Richard Dawkins, que similarmente a outras obras atuais prega o ateísmo e a inexistência das religiões. Dawkins é por demais radical, chegando a argumentar que é mesmo nociva a existência das religiões, especialmente a doutrinação de crianças em determinada dogmática religiosa. Vê-se que o autor, a pretexto de combater os radicalismos religiosos, cria seu próprio radicalismo. Opõe o evolucionismo ao criacionismo, duas posições que não são excludentes, ao contrário do que pensam tanto os agnósticos e ateus quanto os próprios criacionistas.

Em certo trecho do livro, o autor cita o personagem dostoioevskiano Ivan, de Os Irmãos Karamázov. Esse personagem é completamente ateu e niilista, e faz no romance uma afirmação célebre, no sentido de que, não existindo Deus, e tampouco a imortalidade da alma, toda e qualquer conduta humana será inteiramente lícita.

Dawkins refuta tal pensamento dizendo que o ateísmo não é incompatível com a moral, pois a própria moral é fruto da evolução cultural da humanidade. Segundo Dawkins, mesmo para o ateu os princípios morais existem, porque afinal são decorrência de dezenas de milhares de anos de evolução na convivência humana.

Na minha opinião, o autor inglês se esquece de que mesmo a religião surgiu entre os homens no próprio desenrolar dessa evolução das culturas em busca do aprimoramento moral. Mesmo que a gênese das religiões esteja ligada à superstição e ao medo do desconhecido, e que todas as crenças tenham o sentido de um refrigério para o homem, sob o temor de castigos e anseios de recompensa, não se pode negar o papel positivo da religião no aperfeiçoamento moral do ser humano, malgrado as conseqüências funestas das crenças quando levadas ao paroxismo e aos extremismos fanáticos.

Assim, Dawkins é também religiosamente fanático, ao repudiar a religião vendo-lhe apenas os aspectos negativos, e sem enxergar-lhe os matizes positivos ao incutir no comportamento humano sentimentos de amor ao próximo, harmonia e solidariedade. A religião, tal como o Estado, surgiu no bojo da própria evolução cultural da humanidade. E mesmo as concepções religiosas podem evoluir, bastando mencionar para comprovação disso os períodos de treva do cristianismo, com a Inquisição e outras práticas de exclusivismo religioso levado aos extremos, que hoje, felizmente, são coisa do passado.

Por outro lado, abstraindo-se das dogmáticas intrínsecas a cada religião, a crença em Deus, e eventualmente na imortalidade da alma humana, são coisas que têm estreita relação com a Filosofia e conseqüentemente com o "sistema" filosófico de cada um de nós.

De qualquer forma, não se pode partir para o radicalismo de renegar completamente a religião. Mesmo sem professar qualquer credo religioso, e praticando o agnosticismo, ou mesmo o ateísmo, ninguém pode deixar de reconhecer, no mínimo, o caráter aprimorador da religião no desenvolvimento da cultura humana.

J. Dantas de Oliveira é Promotor de Justiça aposentado e advogado em São Carlos.

 
< Anterior   Seguinte >