click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quarta
24.Abr 2024
Início seta Colunistas seta Rosiane Dantas seta Zi de Paris: a globalização do vandalismo
Zi de Paris: a globalização do vandalismo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Rosiane Dantas   
12-Fev-2009
paris_8_foto_franklin_valverde.jpgQuem disse que os europeus são exemplos de bom comportamento? Essa visão romântica de que na Europa não vemos pobreza, violência e atos de vandalismo ficou para trás há muito tempo. Em Paris, por exemplo, o lançamento do projeto Velib, uma iniciativa que tinha tudo para dar certo, tem mostrado resultados desastrosos. Há cerca de um ano e meio, a prefeitura de Paris lançou o conceito Velib - bicicletas que alugamos em determinados pontos da cidade e que nos permitem deslocarmos facilmente sem gastar muito. Os primeiros 30 minutos são gratuitos, passando depois a ser cobrado 1 Euro a cada meia hora de utilização. Um inconveniente: a única maneira de pagar é com cartão de credito.

Apesar de atingir a considerável marca de 78 mil usuários por dia, o balanço do projeto é um tanto desastroso, pois das 20 mil bicicletas da frota, 7.800 desapareceram e 11.600 foram vítimas de todo tipo de vandalismo. As pobrezinhas foram desmontadas, quebradas, pixadas, pintadas, queimadas e até "afogadas" no Rio Sena. Alguns engraçadinhos chegaram até a lançar uma campanha na Internet para recriar o visual da Velib. Um dos criativos de plantão, por exemplo, forrou a roda de pelo de leopardo e o guidão de negativos de fotos, ou seja, a Velib virou um campo de prova de criatividade. A prefeitura não divulga os gastos com a manutenção, mas chegam a fazer 1.500 consertos diários.

Foto: Franklin Valverde.

 

Atualizado em ( 12-Fev-2009 )
 
< Anterior   Seguinte >