click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quarta
24.Abr 2024
Início seta Colunistas seta Rosiane Dantas seta Zi de Paris: as greves francesas
Zi de Paris: as greves francesas PDF Imprimir E-mail
Escrito por Rosiane Dantas   
25-Abr-2009
bandeira_franca.jpgAs greves, de tão comuns e frequentes na França, já viraram o que popularmente chamam de carne de vaca. Toda semana há alguém em algum ponto da cidade "manifestando-se" contra algo. Um protesto recente acabou com 150 pessoas na cadeia: 500 manifestantes da etnia tamil do Sri Lanka saíram às ruas para denunciar a intervenção do exército cingalês contra os rebeldes tamis. Algumas manifestações talvez sejam justificáveis, mas costumo dizer que se não há baguete tradição às 8 da manhã em uma padaria da cidade, o francês vai à rua para protestar.

O ponto crucial é que as greves e manifestações ganharam uma dimensão muito maior e mais trágica recentemente. Com a onda de desemprego que invadiu a França, o fechamento de fábricas e as demissões em massa, os funcionários de várias e diversas empresas decidiram sequestrar os dirigentes de empresas como moeda de negociação. E essa é a nova moda na França.

Empresas famosas como Caterpillar, Sony e 3M, além de outras menos conhecidas como a indústria química alemã Celanese, a britânica Scapa e a americana Molex - as duas últimas fabricantes de autopeças para o setor automotivo - já viveram a experiência. Os diretores de algumas plantas, e até os presidentes dessas empresas, ficaram trancafiados nos próprios escritórios durante 24, 48 horas... O presidente francês Nicolas Sarkozy, em cólera, diz-se indignado e promete punir os funcionários que adotarem essa prática. Como resultado, algumas empresas cederam e foram mais generosas nos benefícios do pacote de demissão voluntária e nas indenizações. 

Um fato curioso: os sequestros até hoje só atingiram dirigentes de empresas multinacionais. Usando um certo distanciamento crítico, me pergunto se os franceses fariam o mesmo contra as empresas francesas. Considerando que o francês é muito nacionalista, a dúvida faz todo o sentido.

Atualizado em ( 25-Abr-2009 )
 
< Anterior   Seguinte >