click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sexta
29.Mar 2024
Início seta Comes & bebes seta Gastronomia seta Queijos e vinhos
Queijos e vinhos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Franklin Valverde   
25-Abr-2008
  Se na Grécia Antiga o vinho era considerado o néctar dos deuses, o queijo era tido como uma dádiva divina. Esses dois alimentos juntos, até os nossos dias, são uma das melhores combinações gastronômicas, sendo o "petit banquet" preferido dos bons gourmets. Qualquer reunião familiar ou de amigos fica melhor quando acompanhada por uma deliciosa tábua de queijos regada por bons vinhos, complementados por pães e frutas.  

É difícil dizer, com precisão, a data do surgimento do queijo. Mas tudo indica que foi na mesma época em que o Homem começou a domesticar os animais, a lhes retirar o leite e a utilizá-lo para o consumo humano. Há estudos apontando que no ano de 6000 a. C. já havia queijos na Mesopotâmia. Com o passar dos tempos e a expansão do Homem pela Ásia e Europa, o queijo, assim como o vinho e outros alimentos, espalhou-se por todos os lugares. Hoje os grandes produtores de queijos do mundo estão na Comunidade Européia, entre eles a Suíça, a França, a Espanha, a Holanda e a Itália.

Em uma festa de degustação de queijos, devemos seguir algumas regras para melhor apreciar o sabor dos mesmos. Deve se dar preferência e começar pelo gouda, indo depois para o brie, o camembert, o emmental seguido do gruyère, do reino, do cheddar e do gorgonzola. Ou seja, iniciamos pelos mais suaves passando para os mais fortes, acompanhados primeiro dos vinhos brancos seguidos dos tintos. Entre um queijo e outro é aconselhável uma fatia do pão ou um pedaço de fruta, pois isso "prepara" o paladar para os próximos queijos que serão degustados.

 

A escolha certa

Organizar uma festa à base de queijos e vinhos não é uma tarefa difícil, porém requer alguns cuidados para o bom o sucesso do encontro. Segundo o gourmet Jair Jorge Leandro, em seu livro Queijos (Summus, 1987), os "ingredientes necessários são simples e fáceis de conseguir: bons queijos, bons vinhos, bom gosto e criatividade".  Leia abaixo um pequeno glossário que elaboramos para que os leitores fiquem informados sobre quais são as melhores combinações entre os queijos e os vinhos.

Brie - Queijo de origem francesa, feito com leite de vaca. Sua forma é cilíndrica. É cremoso e possui uma coloração amarelo pálida. Sua casca é coberta por um fungo branco e seu sabor é levemente picante. Vinhos indicados para degustação: os semillon blanc, o italiano Frascati e os tintos franceses da região de Bordeaux.

  • Camembert - O mais conhecido e um dos mais apreciados queijos da França. Ele é originário da Normandia, levando o nome de Camembert, da região de Orne. Sua cor é branca, tendo uma consistência cremosa depois de sua maturação. Vinhos indicados para degustação: o cabernet franc, outros tintos leves além de brancos secos.

·        Cheddar - Um dos melhores queijos usados para gratinar. Sua origem é inglesa. Elaborado com leite gordo de vaca, podendo ser cru ou pasteurizado. Sua coloração é de forte amarelo, tendo uma casca bastante tênue. Vinhos indicados para degustação: combina bem com barolo ou châteauneuf-du-pape.

  • Danablu - A Dinamarca é o país desse queijo que apresenta um sabor forte. Tem boa consistência e uma distribuição uniforme de mofo. Feito com leite de vaca cozido. Vinhos indicados para degustação: tintos da região do Rhône e os consagrados espanhóis da Rioja.
  • Edam - Queijo originário da Holanda que é revestido por uma pequena capa de parafina vermelha. O leite utilizado é de vaca, sendo parcialmente desnatado. O seu sabor é considerado delicado. Vinhos indicados para degustação: recomenda-se os alemães frutados, tanto brancos como tintos.
  • Emmental - Este é o símbolo do queijo suíço, famoso pelas suas olhaduras, que muitos chamam de "buracos". É bastante saboroso com um leve toque adocicado, sendo gorduroso. Sua cor tende ao marfim. Feito de leite de vaca. Vinhos indicados para degustação: preferencialmente riesling ou bardolino.
  • Estepe - Um queijo também feito com leite de vaca e que apresenta olhaduras ao centro. Sua coloração é amarelo palha. Vinhos indicados para degustação: saint-emillion.
  • Estrela - Um dos mais típicos e conhecidos queijos feitos em Portugal. Também é apreciado fora da Península Ibérica. Vinhos indicados para degustação: preferencialmente os bons vinhos verdes.
  • Gorgonzola - Tradicional queijo italiano da região de Milão. Fabricado com leite gordo que não foi cozido. Seu sabor é um tanto picante, dependendo do tempo de maturação. Vinhos indicados para degustação: é muito apreciado com os tintos originários de Provença.
  • Gouda - Foi criado na cidade homônima na Holanda. É elaborado com leite de vaca e sua consistência é semidura. Sabor adocicado, porém forte, motivado pela longa maturação. Vinhos indicados para degustação: perfeito para os beaujolais.
  • Gruyère - Um queijo suíço com pequenas fendas e algumas olhaduras. A casca é amarela e o interior fica entre o amarelo e o marfim. Vinhos indicados para degustação: os brancos e tintos da região de Rhône.
  • Manchego - Um dos mais saborosos queijos produzidos na Espanha, na região de La Mancha. Sua casca é rústica. Depois de algum tempo fabricado ganha uma consistência mais dura. Vinhos indicados para degustação: os tintos de Rhône e os tradicionais da Rioja.
  • Provolone - Conhecido queijo italiano que no seu processo de fabricação é defumado. Seu sabor é forte e bastante característico. Quando envelhecido torna-se um tanto duro.Vinhos indicados para degustação: tintos encorpados como o corvo e o valpolicella.
  • Reino - Esse queijo é vendido em uma embalagem redonda, em geral vermelha, de folhas-de-flandres. Conforme o seu tempo de maturação poderá ter um sabor levemente picante. Vinhos indicados para degustação: riesling e saint-emillion.
  • Roquefort - Tradicional queijo francês, sendo um dos mais apreciados em todo o mundo. Vinhos indicados para degustação: os tintos de Rhône e o châteauneuf-du-pape.

 

PO: C&C10 - 5-6/00, PP.14/17.        

 

 
< Anterior   Seguinte >