click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sexta
19.Abr 2024
Made in Havana PDF Imprimir E-mail
Escrito por Francisco Belda   
28-Mai-2009

A saga de um cientista cubano por universidades, lojas e rodas de samba

Quando desceu em Guarulhos, de madrugada, o cientista trazia algumas moléculas numa cápsula e exatos 40 dólares no bolso, dentro de uma carteira surrada de couro marrom. Quase não trazia bagagem: "Cubanos viajam com pouco volume. Na volta, temos que levar compra e mantimento para a família", explicaria algumas semanas depois. Fazia frio.

Minutos mais tarde, em frente a um guichê de informações, ele percebera que não tinha dinheiro para chegar ao Tietê e, dali, tomar o ônibus para São Carlos, onde faria um estágio de doutorado. Por isso foi sorte ter encontrado um jovem chileno, que ofereceu carona até uma estação do metrô. A cidade amanhecia cinza e confusa, e ele tinha fome.

Só relaxou um pouco já dentro do ônibus, bem confortável para os padrões da ilha de Fidel. Pensou então no filho e na mulher que deixara no pequeno apartamento em Havana, construído por ele próprio em mutirão. Pela janela, reconhecia a paisagem de canaviais. E aproveitou para contar mais uma vez o dinheiro, reduzido a menos de 20 reais.

O mais valioso que trazia na carteira era o papel com o nome e telefone da professora que intermediara sua vinda ao Brasil. Sem isso, talvez tivesse dormido na rua. Na cidade, porém, o receberam e o levaram a um hotel três estrelas, a uma quadra do campus da USP. Ali, recuperou as energias para o que sabia fazer melhor: decifrar a forma e a função de proteínas.

Para fotografar em raio-X as moléculas que trouxe de Cuba e relatar suas propriedades biológicas, receberia do Governo de São Paulo quatro pagamentos de 1.200 reais - quase vinte vezes seu salário de professor na Universidad de La Habana. Com eles, deveria pagar hospedagem, comida, transporte, algumas outras despesas pessoais e, é claro, ir às compras.

Na segunda semana, instalou-se numa quitinete semimobiliada que lhe tomava um terço da verba mensal. Para economizar, almoçava e jantava no bandejão, com menos de três reais. Em casa, tomava água da torneira. Na rua, só andava a pé. Dinheiro sempre contado. O objetivo era comprar uma câmera digital, um computador com monitor LCD e mais uns acessórios. "Isso em Cuba vale ouro, até porque não há."

Pesos (in)convertíveis

Veio a Araraquara, primeiro, para apresentar-se à Polícia Federal. No carro, teve náusea. "Não estou acostumado a andar de automóvel." Aqui, visitou a Unesp, fez cursos científicos e deu entrevistas a estudantes de jornalismo. Mas seus olhos brilharam quando entrou pela primeira vez num hipermercado. Surpreendia-se a cada corredor, a cada gôndola, com a diversidade de coisas, a limpeza das prateleiras e, principalmente, com a liberdade de poder escolher o que comprar.

Gostava de passear sem pressa pelas lojas. Olhava vitrines como uma criança vê brinquedo. Experimentava várias peças e, detalhista, chegava a abusar da atenção das vendedoras com sua inocência e simplicidade. Ele, que decifra moléculas e projeta medicamentos no laboratório, parecia incapaz de sair ileso de uma caminhada a sós pelo calçadão do comércio.

Não entendia bem a idéia de cheque, débito, cartão. Espantava-se com tantos telefones, carros e eletrodomésticos. Acostumado a racionamento de pão (um por pessoa ao dia), deliciou-se num rodízio de carne. Mas o que mais lhe impressionou foram pedintes e crianças de rua, um contra-senso, dizia, em meio a tantos bens, lojas e empresas. "Esse abandono humano, em Cuba, não existe."

E era nessas horas que sua moeda mostrava a outra face. Filho de camponeses pobres, recebeu da Revolução Comunista a chance de estudar, formar-se e ter acesso a serviço de saúde. Como a maioria em seu país, conhece o melhor da literatura, filosofia e arte. Tem uma visão profunda, crítica e abrangente de história e geografia mundial. Opinião e idéias não lhe faltam.

Um dia, chegou a exaltar-se, em pé e com dedo em riste, denunciando o silêncio imposto na ilha a quem quiser informar ou opinar contra a ditadura, há cinco décadas. "Aquilo não é vida!" Depois, desculpou-se. "Estou falando aqui coisas que jamais imaginei que falaria." Ao dizê-lo, era como se descobrisse um lado de si nunca antes revelado.

A melhor lembrança que levou do Brasil, em meio às malas e sacolas transbordando (até creme de leite ele carregou!), creio que foi a das rodas de samba. Nelas, tocou timba (não muito bem) e fez amigos. Spiga, Nandão, Miguel, Silmara e eu, que tive o prazer de hospedá-lo por duas semanas. Por e-mail, outro dia, perguntei como estava Cuba, agora sob a farda de Raúl Castro. "Tudo igual", limitou-se a dizer. Eu entendi: seu e-mail continuava grampeado.

 

Francisco Belda é jornalista e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP em São Carlos.

 
< Anterior   Seguinte >