click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quarta
24.Abr 2024
Início seta ETC seta Opinião seta A terceirização do ensino público começa pelo espanhol
A terceirização do ensino público começa pelo espanhol PDF Imprimir E-mail
Escrito por Adrián Pablo Fanjul   
30-Out-2009

O Decreto Nº 54.758/09 do governador José Serra estabelece que as disciplinas escolares de língua estrangeira podem ser cursadas nos Centros de Estudos de Línguas (CEL) do sistema, mas, no artigo 5º, informa que esgotada a capacidade desses centros de atender à demanda de alunos "a Secretaria da Educação poderá contar com instituições públicas e privadas que tenham por finalidade o ensino de idiomas." O mesmo Decreto menciona, na sua justificativa, a obrigatoriedade da oferta de língua espanhola no ensino médio a partir de 2010.

Sabemos que o número de CELs (apenas 77 no estado todo) é muito inferior à demanda causada por uma disciplina de oferta obrigatória. Desde 2005, a Lei 11.161 anunciou que em 2010 a língua espanhola deveria estar no ensino médio, e São Paulo, o estado com mais professores formados na área, é um dos que não avançou nos passos para sua implantação. O governo não realizou concurso público para professores, como faz com qualquer disciplina, nem formalizou proposta curricular. Ao longo destes anos, recusou-se sistematicamente a responder às propostas das universidades paulistas, que mediante uma comissão de especialistas ofereceram um plano de formação docente, e desatendeu os vários pedidos de entrevista realizados pela Associação de Professores de Espanhol do estado.

A explicação de tanto silêncio chega quando a obrigatoriedade da língua é iminente. Contrariando as Orientações Curriculares Nacionais e pareceres do MEC que insistem em que a língua estrangeira deve interagir com as outras disciplinas no âmbito regular da escola, propicia-se a terceirização de seu ensino. Desse modo, o estado não apenas abandona sua função formadora, mas também despreza os próprios recursos humanos em que investiu.

Adrián Pablo Fanjul é Professor do Departamento de Letras Modernas da USP.

 

Para conhecer o Decreto Nº 54.758/09 acesse o link:

http://www.apeesp.com.br/web/index.php?option=com_content&view=article&id=97&Itemid=55 .

Atualizado em ( 30-Out-2009 )
 
< Anterior   Seguinte >