click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sexta
19.Abr 2024
Início seta ETC seta Opinião seta Fumo passivo de cigarro: Perigo ao nosso lado
Fumo passivo de cigarro: Perigo ao nosso lado PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dr. Walter Cordoni Filho   
22-Jan-2010

walter-1.jpgTendência mundial, a limitação ou proibição do ato de fumar em locais públicos é, antes de tudo, um ato de proteção à vida.

Foi-se o tempo em que os políticos e administradores públicos viam como importante a arrecadação de impostos decorrentes da venda de cigarros, charutos e sua matéria-prima, o fumo.

Hoje, estudos indicam que a sociedade paga muito mais caro pelas conseqüências dos males do fumo do que qualquer receita tributária gerada pelo setor.

Doenças respiratórias de baixa, média e alta complexidade, como bronquites e pneumonia, câncer, internações, despesas médicas, despesas hospitalares e os desdobramentos sociais de todas as etapas da evolução clínica de milhares de pacientes - e suas famílias - geram custos inimagináveis tanto para o fumante, quanto para a família e para toda a sociedade.

O tabagista ativo, ou seja, o indivíduo que fuma, é o grupo de maior risco de morte evitável.

O tabagista passivo - que é o indivíduo não fumante que convive com fumantes em ambientes fechados - integra o terceiro grupo de maior risco de morte evitável, logo atrás do alcoolismo.

Assim, é importante salientar que fumantes têm uma responsabilidade maior. Além dos riscos para si, a atitude gera desdobramentos severos junto aos familiares, colegas de trabalho e demais pessoas de sua convivência diária.

As ações que verificamos, notadamente no Estado de São Paulo, com restrição ao ato de fumar em ambientes fechados, além de reduzir a exposição de não fumantes, incentiva o debate de um tema crucial para a saúde pública: o homem público precisa tomar atitudes visando a segurança e a qualidade de vida de toda a população.

Parte do processo de conscientização pode ser creditado ao poder público e, nesta situação, o governo do Estado de São Paulo, nos últimos anos, vem tomando as medidas necessárias, elogiáveis.

Agora, muito precisa ser feito pelo próprio fumante, como ato de desprendimento e inteligência: reduzir ao mínimo o consumo de cigarros, quando não eliminar sua prática. E nunca, jamais, fumar em ambientes fechados: o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima em mais de 2.500 as mortes de brasileiros causadas apenas pelo fumo passivo.

Dr. Walter Cordoni Filho é médico pediatra, especialista em saúde púbica, gestão hospitalar, medicina do trabalho e medicina ambiental.

Site: http://www.doutorwaltercordoni.com.br/ .

Atualizado em ( 22-Jan-2010 )
 
< Anterior   Seguinte >