click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quinta
28.Mar 2024
Início seta Letras e livros seta Ensaios seta Uma outra realidade
Uma outra realidade PDF Imprimir E-mail
Escrito por Franklin Valverde   
08-Mai-2008
  realidade_1.jpgA imprensa brasileira sempre foi muito pródiga na oferta de títulos, mas poucos marcaram tanto o jornalismo brasileiro como a revista Realidade. Lançada em 1966, pela Editora Abril, a publicação marcou sua época como exemplo de criatividade e investigação no fazer jornalístico. Em seu primeiro editorial o diretor Victor Civita sentenciava que a publicação seria "a revista dos homens e das mulheres inteligentes que desejam saber mais a respeito de tudo. Pretendemos informar, divertir, estimular e servir a nossos leitores". Formulada essa premissa o que se viu foi uma revista que levava, a todos que a liam, a pensarem no mundo em que vivam e como se relacionar frente as transformações pelas quais esse mesmo mundo passava.             A marca da polêmica sempre esteve presente em suas páginas. A começar pelo primeiro número que apresentava na capa o jogador de futebol Pelé, com um busby na cabeça, e a curiosa chamada "Foi assim que ganhamos o tri". Vale lembrar que esse número chegou às bancas em pleno mês de abril e a Copa do Mundo de Futebol só aconteceria três meses depois, com um monumental fiasco de nossa seleção, só superado pela equipe da "era Lazzaroni" nos anos noventa. Essa bem-humorada brincadeira trazia o "escrete nacional" - era assim que alguns chamavam a seleção na época - , como tri-campeão mundial. Apesar do discurso ufanista, o exercício de ficção assumido, fazia desse texto jornalístico artigo literário. Era uma maneira revolucionária de fazer jornalismo no Brasil, bebendo na fonte do new journalism americano, que se mesclava com a literatura, apostando na riqueza das palavras e na refinada construção sintática para contar uma boa história, esquecendo a máxima que domina o jornalismo atual da objetividade presa, em excesso, a camisa de força do lead. Eram outros tempos. Além disso a equipe que produzia a revista era composta por grandes nomes do jornalismo brasileiro como Narciso Kalili, Luiz Fernando Mercadante, José Hamilton Ribeiro, Paulo Patarra e Woile Guimarães.

Muito do revolucionarismo da revista Realidade deve-se ao fato dela ter surgido em um período de grande ebulição cultural e transformações comportamentais. Não podemos esquecer de registrar que, durante essa época, o mundo passava pela revolução sexual com a invenção e posterior massificação da pílula anticoncepcional, o fenômeno musical dos Beatles, a guerra do Vietnã e o clima propício as futuras revoltas estudantis em Paris e em outras capitais do mundo. No caso brasileiro vale lembrar que estávamos vivendo na época posterior a bossa nova e a construção de Brasília, além da Jovem Guarda, do concretismo e da Tropicália, até culminar com o AI-5 e conseqüente endurecimento do regime militar e a censura a imprensa, o que atingiu em cheio a revista.

         A reportagem era a alma da Realidade, fazendo de suas matérias leitura obrigatória. Uma das mais marcantes foi realizada pelo jornalista José Hamilton Ribeiro, que acabou virando a notícia de capa em uma de suas edições. Pautado para a cobertura da guerra do Vietnã, por uma infelicidade, pisou em uma mina terrestre que detonou levando uma de suas pernas. A reportagem de Ribeiro foi o dramático diário de sua tragédia pessoal, relatando os horrores que uma guerra traz. Outra reportagem marcante foi a entrevista com o líder comunista Luiz Carlos Prestes, secretário geral do PCB, em plena ditadura militar, revelando os seus planos políticos e apostando na mudança social e econômica do Brasil.  Na área comportamental vale registro uma edição, lançada em janeiro de 1967, que discutia o casamento, o sexo e aborto sob o ponto de vista da mulher brasileira. Recolhida pela censura, os exemplares dessa edição só foram liberados quase dois anos depois.

Uma década após o seu lançamento, em 1976, com a  transformação da sociedade e da imprensa brasileiras, além da perseguição da censura, fez com que Realidade chegasse ao fim deixando saudade. É certo que hoje, em tempos de internet e com a velocidade cada vez maior da notícia, não há mais espaço na grande imprensa para "delírios" como a fictícia conquista do tricampeonato  mundial de futebol em 1966, mas a grande lição que a revista Realidade dá o jornalismo de hoje é a necessidade do repórter desenvolver o seu espírito investigativo. Essa é a sua maior razão de ser, aprofundando nos bastidores, trazendo a tona a essência dos fatos, mostrando a verdadeira realidade.

Franklin Valverde é jornalista e editor de ondalatina.com.br. Site pessoal: www.franklinvalverde.com.br .

 
< Anterior