click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quarta
24.Abr 2024
Início
Morre Abílio Manoel, o criador do América do Sol PDF Imprimir E-mail
Escrito por Redação   
01-Jul-2010
abilio_manoel_-_arquivo_pessoal.jpgO cantor e compositor Abílio Manoel morreu, aos 63 anos, na última terça-feira, dia 29 de junho, em Itacaré, na Bahia, vítima de um infarto. Abílio Manoel, que nasceu em Lisboa (Portugal), passava férias na Bahia. Foi autor de sucessos como "Tudo Azul N'América do Sul", "Andréa", "Bom dia, amigo" e "Pena Verde", música com a qual foi o ganhador, em 1969, do Festival Universitário de MPB da TV Tupi, quando era estudante de Física na USP. Nessa época ele participou de muitos festivais musicais, tanto no Brasil como no Chile.

Nos anos 70 e 80, Abílio Manoel também foi o criador do programa radiofônico América do Sol, dedicado à música latino-americana, inicialmente exibido na rádio Bandeirantes e depois na rádio USP FM. O América do Sol foi um marco no rádio paulistano, nos anos 70, pois era o espaço disponível no dial para os apreciadores da boa música latino-americana. No seu programa ouvíamos a música de Mercedes Sosa, Victor Jara, Violeta Parra, Pablo Milanés e tantos outros. Nos últimos anos Abílio Manoel se dedicava à composição de jingles e trilhas sonoras. Deixou oito LPs gravados, dois CDs, 10 compactos duplos e mais 22 compactos simples.

 

DEPOIMENTOS SOBRE ABÍLIO MANOEL

 

LUIZ FERNANDO SANTORO:

"Convivi com Abílio Manoel, no início dos anos 80, quando dirigi a rádio USP FM. Foi nessa época que, junto com André Barbosa, fizemos uma revolução na rádio FM brasileira, tendo o Abílio Manoel como diretor artístico. Ele sempre foi muito cuidadoso com a música brasileira e a música latino-americana, fazendo com que elas estivessem sempre presentes na programação da rádio. Eu sinto muito a morte prematura do Abílio Manoel, uma pessoa que foi muito importante para a rádio USP FM."

Luiz Fernando Santoro é professor da ECA-USP e foi diretor da rádio USP FM na época em que Abílio Manoel apresentava o programa América do Sol na emissora.

 

FRANKLIN VALVERDE:

"Eu era ouvinte do América do Sol apresentado pelo Abílio Manoel. Esse programa era muito importante para todos aqueles que amávamos a música latino-americana, sempre apresentando música de qualidade e sintonizado com o que se fazia de melhor na América Latina. Foi o América do Sol que me inspirou, anos depois de seu fim, na criação do Radio Hispanidad. Lembro-me que uma vez o Abílio visitou o Radio Hispanidad e fizemos um belo programa, falando da importância e da riqueza da música de nossa América. Lamento que ele não esteja mais entre nós. O Abílio partiu cedo demais."

Franklin Valverde é editor da revista virtual Onda Latina e foi o criador do Radio Hispanidad, um programa de música latina da Brasil 2000 FM, entre os anos 80 e 90.

 

MÍRIAM MIRÀH:

"Conheci Abílio nos anos 70, ele já plugado com o som da América do Sul, com o programa América do Sol na rádio Bandeirantes FM [depois na rádio USP FM], com seu disco América Morena, com a produção de diversas coletâneas de música latino-americana, e todos nós que participamos desse movimento tivemos uma relação muito intensa com ele. Mercedes Sosa nos chamou ao palco montado no Anfiteatro ao ar livre da FAU, na USP, numa tarde de novembro, ano 1976, num show que ela fez de graça para os estudantes, e cantamos com ela San Vicente, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Foi um dos acontecimentos importantes que compartilhamos, além da vinda de Isabel Parra ao Brasil, em 1981. Há uma canção dele que diz: quando a gente cala, às vezes a gente fala mais do que dizem as palavras. Assim era Abílio, falava com o seu movimento, participando ativamente de produções musicais importantes nos anos 70, e sem a badalação oficial, produzindo um trabalho musical consistente e belo. Em tempo: A música Andina, composta por ele, voltará ao meu repertório. Uma simples homenagem."

Míriam Miràh é cantora e compositora, ex-integrante do Tarancón e atual vocalista do Raíces de América.

JICA NASCIMENTO:

"Abílio Manoel era um cara legal. Com seu cabelo beatle e sorriso jovial de maneira alguma aparentava sua idade. Toquei em seu disco Voando Baixo e nos divertimos no estúdio falando besteira enquanto a gente trabalhava. Dividimos o palco com Isabel Parra e o Raíces de América, quando eu militava no Tarancón, no primeiro grande show com ‘latinos' no Brasil. Abílio foi a primeira pessoa a citar nominalmente ao Tarancón em entrevista e a se aproximar de maneira significativa da música de nuestros hermanos em um grande disco, o América Morena. Era bom esse portuguesinho!"

Jica Nascimento é músico, ex-integrante do Tarancón e atualmente faz parte da dupla Jica y Turcão.

OS PRINCIPAIS SUCESSOS DE ABÍLIO MANOEL

 

Ouça aqui as principais músicas gravadas pelo cantor e compositor Abílio Manoel.

PENA VERDE:

http://www.youtube.com/watch?v=C0Ec2WVuT80&NR=1

TUDO AZUL N'AMÉRICA DO SUL:

http://www.youtube.com/watch?v=BIWLZwA_8LY

LUISA MANEQUIM:

http://www.youtube.com/watch?v=a6AuXy48Jwk&feature=related

ANDRÉA:

http://www.youtube.com/watch?v=cD7z_ngVKTI&NR=1

BOM DIA, AMIGO

http://www.youtube.com/watch?v=WSBVfX-sZvk&feature=related

CAVALEIRO ANDANTE:

http://www.youtube.com/watch?v=VsvbaXJijJ0&feature=related

Atualizado em ( 01-Jul-2010 )
 
< Anterior   Seguinte >

Enquete

Qual é o seu ritmo latino predileto?
 
Newsletter
Receba as novidades da Onda Latina no seu e-mail.
E-mail

Nome

Sobrenome

Cidade


 

Usuários On-line