click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sexta
19.Abr 2024
Início
5º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Divulgação   
09-Jul-2010

O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo chega à sua 5ª edição consolidado

como um dos principais eventos do cenário cultural da cidade. Fruto de uma iniciativa do

Memorial da América Latina, o Festlatino presenteia a cinefilia, todo mês de julho, com

debates, oficinas, aulas e, claro, muitos filmes da recente e da histórica cinematografia

latino-americana.

 

Os amantes de cinema - cerca de 16 mil por edição - assistiram, nestes quatro anos, mais de 400 filmes, entre longas, médias e curtas, divididos em panoramas que contemplaram autores consagrados, como Tomás Gutiérrez Alea, Miguel Littin, Arturo Ripstein e Jorge Sanjínes; premiados diretores contemporâneos como Carlos Sorín, Andrés Wood, Pablo Trapero, Karim Aïnouz e Lucrecia Martel; além de alunos-cineastas de escolas audiovisuais espalhadas pela América Latina.

Cada edição ainda prestou homenagem a um diretor ilustre que, pelo conjunto de sua obra, representa o melhor da produção do continente. Já passaram pelo tapete vermelho do Memorial personalidades como os argentinos Fernando Birri e Fernando Solanas, o mexicano Paul Leduc e o brasileiro Nelson Pereira dos Santos. E quem ganhou foi o público que, além de conferir as obras desses mestres, ainda pode assistir aulas-magnas proferidas por cada diretor.

Mostras como "A invenção do caminho" de documentários e a "A desinvenção da fronteira" com a nova cinematografia latina na 1ª edição; "O Brasil vê a América" e a homenagem ao fotógrafo Gabriel Figueroa na 2º; "Os desdobramentos do cinema-novo" e a retrospectiva da obra de Tomás Gutiérrez Alea na 3ª; "Docs musicais brasileiros" e "1990 - retomada do cinema latino-americano" na 4ª, são apenas um vislumbre do que já passou pelas salas de exibição do Festival.

E para completar, o público ainda participou de oficinas e mesas, debatendo os rumos do novo cinema do continente, o papel dos cineclubes e da tv pública, formas de exibição e distribuição alternativas, enfim, inventaram e reinventaram os caminhos de sua própria cinematografia.

É com esta bagagem que o 5º Festival de Cinema Latino-Americano desponta para mais uma festa de cinema, entre os dias 12 e 18 de julho. Na programação deste ano estão previstas exibições de longas recentes de mais de 15 países, em grande parte inéditos no país; uma retrospectiva com sucessos de público e crítica desta década;  competição de curtas-metragens produzidos em escolas de cinema e um programa comemorativo do Bicentenário da Independência da Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela; além de debates, palestras e uma série de oficinas ministradas por profissionais do Brasil e do exterior.

Um dos homenageados é o brasileiro João Batista de Andrade consagrado por "O Homem Que Virou Suco" (1980), eleito melhor filme no Festival de Moscou, e um dos idealizadores do Festlatino (quando Secretário de Estado da Cultura). O cineasta, que dirigiu cerca de 40 títulos em quase meio século de carreira, recebe agora sua primeira mostra abrangente, com exibição de títulos como "Doramundo" (1978), "A Próxima Vítima" (1983) e "O País dos Tenentes" (1987). Sua trajetória como documentarista também está representada: "Liberdade de Imprensa" (1966), "Greve!" (1979) e "Vlado - 30 Anos Depois" (2005) estão na programação. O festival promove ainda o relançamento, em edição ampliada, do livro "João Batista de Andrade - Alguma Solidão e Muitas Histórias: A Trajetória de Um Cineasta Brasileiro", assinado por Maria do Rosário Caetano e editado pela Imprensa Oficial.

Também recebe homenagem o argentino Marcelo Piñeyro, diretor de "O Que Você Faria?" ("El Método", 2005), "Kamchatka" (2002) e "Plata Quemada" (2000), que ganha mostra retrospectiva e vem ao festival apresentar seu mais novo filme "Las Viudas de Los Jueves" (2009), inédito no Brasil.

Dentre os contemporâneos, títulos premiados festivais afora serão exibidos pela primeira vez no país. O público terá a oportunidade de assistir ao vencedor de melhor direção e roteiro no Festival de Sundance 2010, "Zona Sul", de Juan Carlos Valdivia; e o equatoriano "Impulso" (2009) de Mateo Herrera, prêmio de melhor filme do Festival de Toulouse. Ainda se destacam o thriller psicológico "Miente" do portorriquenho Rafi Mercado, vencedor do  prêmio de melhor diretor no Havana Filme Festival de Nova York e o peruano  "Paraiso", de Héctor Galvez, selecionado para o Festival de Veneza e vencedor do prêmio de melhor roteiro original no Festival de Huelva. "Hiroshima", co-produção do Uruguai com Espanha, Colômbia e Argentina que mereceu estréia mundial no Festival de Toronto, é a nova realização do uruguaio Pablo Stoll, um dos diretores do consagrado "Whisky" - filme presente na retrospectiva.

A retrospectiva histórica desta edição contempla as produções latino-americanas de maior destaque entre os anos 2000 e 2009, período em que vimos o cinema do continente conquistar grande repercussão internacional. No cardápio estão presentes sucessos de bilheteria como "Nove Rainhas", do argentino Fabian Bielinsky, visto por mais de um milhão de espectadores em seu país; "E Tua Mãe Também" do mexicano Alfonso Cuarón, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, em 2003. Do cineasta José Juan Campanella, diretor que levou a estatueta deste ano com "O Segredo de Seus Olhos", foi escolhido "O Filho da Noiva", produção vencedora de melhor filme pelo público da 26ª Mostra Internacional de São Paulo.

Sucesso nos cinemas brasileiros, na Europa e nos Estados Unidos, "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, recebeu quatro indicações ao Oscar e foi visto por mais de três milhões de espectadores no Brasil. Outro cineasta brasileiro de circulação internacional, Walter Salles assina a co-produção entre Argentina, Brasil, Peru, Chile e Estados Unidos. "Diários de Motocicleta", obra que obteve mais de 40 prêmios e/ou indicações internacionais. Já "O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburger, foi selecionado para o Festival de Berlim, venceu o prêmio da critica em Guadalajara, o prêmio do público no Festival do Rio e foi eleito pelo júri internacional da Mostra de São Paulo como a melhor ficção do evento.

Uruguai e Peru também estão na seleção da retrospectiva. Do primeiro vem o já citado "Whisky" de Pablo Stoll e Juan Pablo Rebella (este último falecido precocemente em 2006), filme que colocou o país no circuito de cinema internacional. O peruano "A Teta Assustada" dirigido por Claudia Llosa, que venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2009 e foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e eleito melhor filme pelos festivais de Guadalajara e Havana.

O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo tem como objetivo divulgar e discutir a singularidade estética da cinematografia recente e histórica da América Latina. Realizado pelo Memorial da América Latina, o Festlatino conta desde o início com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e é organizado pela Associação do Audiovisual.

Serviço:

5º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

12 a 18 de julho de 2010

Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade 664, Barra Funda

Cinesesc - Rua Augusta 2075, Cerqueira Cesar

Sala Cinemateca - Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Mariana

Museu da Imagem e do Som - Av. Europa, 158, Jardim Europa

Cinusp Paulo Emílio - Rua do Anfiteatro 181 favo 4, Cidade Universitária

ENTRADA FRANCA

FONTE: Memorial da América Latina

Mais informações: http://www.memorial.sp.gov.br/memorial/AgendaDetalhe.do;jsessionid=90280028659669E982779E5B939487B9?agendaId=1732 

Atualizado em ( 09-Jul-2010 )
 
< Anterior   Seguinte >

Enquete

Qual é o seu ritmo latino predileto?
 
Newsletter
Receba as novidades da Onda Latina no seu e-mail.
E-mail

Nome

Sobrenome

Cidade


 

Usuários On-line