click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

terça
23.Abr 2024
Início seta Telas & Palcos seta Artes Plásticas seta 9ª Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil
9ª Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil PDF Imprimir E-mail
Escrito por Divulgação   
20-Ago-2011

bandeira_argentina.jpgA Fundação Memorial da América Latina apresenta a 9ª Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil, com a participação,  pela primeira vez, de artistas especialmente convidados da própria Argentina. A mostra é uma iniciativa do Club Argentino de São Paulo e tem a curadoria do professor e crítico de arte Oscar D´Ambrosio. A inauguração foi na terça, 9 de agosto, às 19 horas, na Galeria Direita do Auditório Simón Bolívar. A partir do dia seguinte, estará aberta à visitação gratuitamente das 9 às 18h, com exceção dos dias em que, eventualmente, tenha eventos no auditório não franqueados ao público.

Participam da 9ª Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil os seguintes criadores: Antonio Lizárraga, Adriana Zoudine, Ester Santiago, Guillermo von Plocki, Horacio Gerpe, Juan Jose Balzi, Juan Ojea, Maria Eugenia Cordero, Ricardo Amadasi, Roberto Vivas, Juan Guzman, Monica Baez, Leila Monsegur, Cynthia Ethel Girardengo, Guido Bogetti, Damiana Suriani, Elena Crescia, Juan Maresca, Itati Peinado e Sol Abadi. Os artistas especialmente convidados da Argentina são: Itati Peinado, Silvina Gardonio, Mónica Báez e Julia Vallejo Puszkin.
Como nos últimos dois anos, Oscar D`Ambrosio escolheu um tema -"Florestas" - sobre o qual os artistas se propuseram a criar dentro do seu estilo e universo criativo. No ano passado, a sugestão foi "A Argentina hoje", já que se comemorava o Bicentenário da Independência. Em 2009, os trabalhos foram em torno da questão básica de "O que é ser Argentino no Brasil".

Como nos dois anos anteriores, a exposição homenageará talvez o maior artista argentino "brasileiro" - Antonio Lizárraga, falecido em 2009, aos 84 anos. A exposição começa com dois quadros dele. Lizárraga se transferiu ao Brasil em 1959, aos 35 anos, após se entusiasmar com a efervescência artística de São Paulo. Aqui se tornou figura seminal no desenvolvimento do abstracionismo geométrico tão caro aos concretistas. "Ele é um paradigma para toda a classe artística", conta D`Ambrosio. Em 1983 Lizárraga sofre um acidente vascular cerebral que o deixa tetraplégico. Mesmo assim, dois anos depois, ele passa a orientar assistentes a concretizarem suas construções mentais, que exploram as múltiplas possibilidades da composição da forma e da cor no espaço.

D`Ambrosio conta que a maioria dos artistas argentinos radicados em São Paulo que participam dessa exposição já vieram ao Brasil com a formação completa. "Eles estão em média cerca de dez anos aqui e trazem uma formação teórica e conceitual que chega a me surpreender", diz o curador sobre as conversas que mantém com os artistas. Segundo ele, os argentinos do Brasil revelam grande conhecimento da história da arte, que D`Ambrosio atribui à formação à europeia que eles ainda conservariam. Por outro lado, "90% dos artistas se dedicam à boa pintura, evidenciando certa formação mais tradicional." Também há esculturas e uma instalação.

D`Ambrosio dá boas vindas aos artistas convidados da Argentina deste ano. "Quero que esse intercâmbio aumente cada vez mais. Espero que nos próximos anos venham mais artistas de lá. Na verdade, meu sonho é que um dia façamos o caminho inverso e que os artistas argentinos radicados aqui possam expor lá"

Serviço:
9ª Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil
Curadoria: Oscar D'Ambrosio
10 de agosto a 4 de setembro, das 9h às 18h
Galeria direita do Auditório Simón Bolívar
ENTRADA FRANCA
Obs.: Aberto à visitação todos os dias, com exceção daqueles que, eventualmente, tenham eventos não franqueados ao público no auditório.

FONTE: Assessoria de Imprensa do Memorial da América Latina

Atualizado em ( 20-Ago-2011 )
 
< Anterior   Seguinte >