CELACC e Livraria Cultura realizam I Fórum Internacional de Gestão Cultural: Para Além do Mercado |
![]() |
![]() |
![]() |
Escrito por Divulgação | |
03-Mar-2012 | |
Organizado pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Comunicação e Cultura (CELACC), núcleo de pesquisas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em parceria com a Livraria Cultura, o evento vai reunir acadêmicos, gestores culturais, autoridades, estudiosos, artistas, estudantes e demais interessados nas áreas de gestão e cultura da Espanha, de países latino-americanos e do Brasil, para no mesmo espaço, construir coletivamente reflexões sobre cultura e as atividades desempenhadas por cada um dos atores. No dia 21/3, a mesa inaugural, scowmati.gq Políticas de Incentivo à Cultura, karlpawea.cf composta por Juca Ferreira, ex-Ministro da Cultura (2008-2010), por Alfredo Manevy, ex-secretário executivo do Ministério da Cultura e mediada por Juarez Xavier, discutirá o papel do Estado e dos agentes públicos na promoção da cultura e da diversidade cultural, articulando forças distintas, tais como os interesses mercadológicos e os grupos socioculturais subalternizados. No dia 22/3, na parte da manhã, a mesa Geopolítica da cultura, composta por Fábio Kobol Fornazari, gerente de planejamento estratégico do Ministério da Cultura, por Ángel Mestres, da Universidade de Barcelona e mediada por Silas Nogueira, analisará a ampliação dos contatos interculturais e o deslocamento do campo da diversidade cultural para a disputa geopolítica. Num cenário de consolidação de economias e indústrias criativas a geopolítica da cultura desponta como uma questão estratégica para todos os agentes públicos da cultura e os gestores culturais.
Na parte da tarde, a primeira mesa vai abordar O papel do gestor cultural na promoção da diversidade cultural. Entre os participantes estão Frederico Augusto Barbosa da Silva, pesquisador na área de políticas públicas sociais e culturais do IPEA/UNB, e a engenheira venezuelana, especialista em Gestão Cultural e Cooperação Internacional María Claudia Rossell. Esta mesa terá a mediação de Bernadete Toneto. Em pauta, a discussão do importante papel dos gestores no processo de diversidade cultural e do diálogo intercultural, uma vez que a situação privilegiada de tais gestores Ainda nesse dia, a segunda mesa estará centrada no tema O gestor e as políticas públicas e privadas de promoção à cultura, e contará com a participação de Célio Turino, ex-coordenador do programa Cultura Viva, secretário de Programas e Projetos do Ministério da Cultura e Benjamim Taubkin, músico, maestro e realizador cultural, criador da Casa do Núcleo (SP), com mediação de Wilton Garcia. Os convidados analisarão como o gestor de projetos culturais se coloca diante das políticas públicas e privadas de incentivo à cultura. Os aspectos éticos na gestão dos projetos: compromissos sociais com produtores, sociedade e financiadores. No dia 23/3, na parte da manhã, a mesa Cultura e economias criativas, composta por Lala Deheinzelin, especialista em economia criativa e desenvolvimento sustentável, consultora Internacional para a Unesco e por Silvina Martinez, a arquiteta e professora responsável pela coordenação CREATE Unesco América Latina e Caribe, que desenvolve projetos de desenvolvimento sustentável com base criativa, por meio das redes de cooperação transdisciplinar. A mediação ficará por conta de Juliana Oliveira. E o debate girará em torno da economia da cultura, cadeias produtivas e seus aspectos relevantes para o desenvolvimento socioeconômico; diagnóstico e potencialidades deste segmento na sociedade contemporânea. Na parte da tarde, a primeira mesa, intitulada Cidades, economias criativas e Agenda 21 da cultura, terá a participação do espanhol Luis Pablo Martinez, geólogo e historiador que está à frente de projetos ligados aos patrimônios materiais e imateriais da Humanidade, com atuação em Valência e será mediada por Juliana Nolasco. O tema pretende discutir a situação atual das economias criativas, sua relação com os megaeventos internacionais e os gargalos existentes a serem superados para um maior desenvolvimento. Ainda durante a tarde, a última mesa do Fórum, Culturas Periféricas, será composta por Eleilson Leite (Ação Educativa/Agenda da Periferia) e Leandro Hoehne (Rede Livre Leste) e mediada por Fabiana Amaral. A discussão abordará fenômenos culturais que ocorrem nas periferias da sociedade e que demandam políticas de apoio que não se subordinam exclusivamente ao mercado e os arranjos produtivos locais destas experiências culturais.
Uma programação cultural variada: antes, durante e depois do Fórum Na programação cultural do Fórum, um show de abertura, terá como atração o poeta e músico baiano João Bá e banda, que se realizará no dia 21/3, às 21h no saguão da Livraria Cultura. Soma-se a esta atração outras tantas que acontecerão antes e depois do Fórum não somente na Livraria mas em outros locais da cidade. Um dos destaques da programação Para Além Fórum é o músico, maestro e produtor cultural Benjamim Taubkin, responsável pela Casa do Núcleo (SP).
O credenciamento de imprensa para cobertura do evento deverá ser feito pelo site http://forumigc.com/forum/, no link Imprensa, até o dia 16 de março.
Serviço: Evento: I Fórum Internacional de Gestão Cultural: Para Além do Mercado Período: Dias 21, 22 e 23 de março de 2012 Local: Livraria Cultura - Conjunto Nacional Avenida Paulista, 2073, Consolação, São Paulo. (11) 3170-4033 Horário: 21/3: das 18h30 às 22h 22/3 e 23/3: das 10h às 18h30 Valor da Inscrição: R$ 150,00 Pagamento: Depósito bancário ou cartão de crédito Período de inscrição: de 23 de fevereiro a 19 de março de 2012 Todos os participantes receberão certificados As palestras em espanhol terão tradução simultânea para o português.
Mais informações e programação completa no site do evento
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .
REVISTA DIKAMBA Diálogo e Diversidade é uma publicação do Celacc/ECA/USP que traz para o leitor a diversidade cultural do Brasil. Em reportagens, entrevistas, artigos e análises, a publicação revela um país que faz e pensa cultura sob a ótica da pluralidade, da democracia e da criatividade. Como parte da programação do I Fórum Internacional de Gestão Cultural está o lançamento de Dikamba, que traz nesta primeira edição de 2012, alguns destaques:
|
|
Atualizado em ( 03-Mar-2012 ) |
< Anterior | Seguinte > |
---|
Início |
Nossa Onda |
Música Latina |
Colunistas |
ETC |
Comes & bebes |
Sons & Shows |
Telas & Palcos |
Letras e livros |
Última página |
Contato |