click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sábado
20.Abr 2024
Início seta Letras e livros seta Livros seta Lançamento: Como fazer documentários
Lançamento: Como fazer documentários PDF Imprimir E-mail
Escrito por Divulgação   
07-Mar-2012
como_fazer_documentarios.jpgNovo livro do roteirista, documentarista e professor universitário Luiz Carlos Lucena faz uma reflexão sobre a evolução da produção de documentários, oferece ferramentas para sua produção e se consolida como obra de referência para estudantes de cinema, rádio e TV, jornalismo e design e para os interessados pela temática audiovisual.

O crescimento do uso da internet e as facilidades incorporadas aos dispositivos móveis - celulares, máquinas fotográficas, tablets, netbooks -, que possibilitam gravar imagens em alta resolução, vêm provocando um boom de reportagens, filmes de curta metragem, documentários e até mesmo obras de ficção. Hoje, qualquer pessoa pode produzir um vídeo e postá-lo no YouTube. Mas como fazê-lo com qualidade numa era em que as imagens competem entre si e a atenção do espectador está cada vez mais fragmentada?

Esse é um dos assuntos abordados em Como fazer documentários - Conceito, linguagem e prática de produção (Summus Editorial, 128 p., R$ 36,20), do documentarista e professor Luiz Carlos Lucena. Estudioso e produtor na área do audiovisual, o autor produziu uma obra de referência para estudantes de cinema, videomakers, designers, jornalistas e pesquisadores, que vai interessar também o público leigo interessado na linguagem audiovisual. De forma didática e aprofundada ele mescla, em 14 capítulos, história e técnica, dicas práticas e informação de ponta.

Nos capítulos iniciais, o autor fala sobre a linguagem do documentário, as ideias para compor o roteiro, a sinopse e o argumento, ou seja, a espinha dorsal na qual o filme se baseará. Em seguida aborda o roteiro, a entrevista no documentário e a forma de trabalhar com a câmera para obter planos e enquadramentos adequados. O som direto e a imagem digital também fazem parte das reflexões de Lucena sobre a realidade atual, bem como a importância da boa edição - que hoje é feita de forma não linear e tem na manipulação de imagens sua principal ferramenta.

 Por fim, o livro dá dicas práticas para a divulgação de documentários na internet. "A rede é hoje um repositório de filmes profissionais e amadores de todo o mundo; por meio dela, seu vídeo poderá ser visto por pessoas nos quatro cantos do planeta. Mas isso dependerá da qualidade ou interesse do trabalho e do seu esforço em divulgá-lo", explica.

A obra traz ainda um capítulo especial que aborda a influência do documentário na ficção brasileira. "O cinema documental brasileiro passou por mudanças fantásticas nos últimos anos, acompanhando o movimento de retomada do cinema de ficção. E não apenas no que diz respeito a qualidade e quantidade, mas principalmente em relação às novas formas de abordagem e novas linguagens adotadas pelos cineastas, muito deles provenientes do cinema de ficção ou de áreas mais distantes, como a arquitetura, a antropologia e as ciências sociais", afirma Lucena. "E esse cinema documental influi fortemente na linguagem e produção do cinema comercial de ficção".

COMO FAZER DOCUMENTARIOS

De Luiz Carlos Lucena

Noite de autógrafos: quarta, 14 de Março de 2012

Das 19h até 22h

Espaço Unibanco

Rua Augusta 1.475, São Paulo, SP.

Fonte: release de divulgação.

Atualizado em ( 07-Mar-2012 )
 
< Anterior   Seguinte >