click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quinta
18.Abr 2024
Início seta Letras e livros seta Livros seta Moacir Assunção lança livro sobre a Guerra do Paraguai
Moacir Assunção lança livro sobre a Guerra do Paraguai PDF Imprimir E-mail
Escrito por Divulgação   
15-Mai-2012
nem_herois_nem_viloes.jpgEm Nem heróis nem vilões, o jornalista especializado em temas históricos Moacir Assunção - autor de Os homens que mataram o facínora - a história dos grandes inimigos de Lampião, finalista do Prêmio Jabuti 2008 -  traz dados novos à questão, ao mesmo tempo em que discute, com um olhar inovador, reflexos da guerra que perduram até os dias de hoje, trazendo dificuldades à consolidação do Mercosul. Na obra, fruto de viagens ao Paraguai, Argentina, Uruguai e aos Estados brasileiros do Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, além de pesquisa na melhor bibliografia sobre o assunto e leitura de jornais e de documentos antigos, há espaço para assuntos do passado e do presente. Um livro fundamental para se entender o Mercosul. A Guerra do Paraguai foi o maior e mais sangrento conflito da história brasileira. Também foi o maior da América Latina, perdendo em amplitude no continente apenas para a Guerra de Secessão americana. Ao opor os fundadores do Mercado Comum Sul-Americano - Brasil, Argentina e Uruguai - contra o Paraguai, então uma potência militar em busca de espaço na região, definiu as fronteiras do Prata.

Não há estatísticas confiáveis do número de mortos, mas estima-se que pelo menos 300 mil perderam ali suas vidas. Simbólica em todos os sentidos, polêmica, a guerra ganha agora um olhar inovador. Em NEM HERÓIS NEM VILÕES, o jornalista Moacir Assunção traz dados novos à questão, e discute reflexos que perduram até os dias de hoje, trazendo dificuldades à consolidação do Mercosul.

Fruto de intensa pesquisa, o livro disseca, também, a participação dos EUA na guerra (em apoio ao Paraguai), o que fez com que o Brasil suspendesse por três vezes as relações diplomáticas com o país. Com entrevistas da bisneta de Solano López e intelectuais lopistas e anti-lopistas (favoráveis e contrários ao ditador paraguaio), a obra abre espaço para as difíceis relações entre líderes militares do Brasil como o Duque de Caxias e da aliada Argentina, como Bartolomeu Mitre.

Os bastidores de episódios importantes da guerra, como Curupaiti, a maior derrota aliada, que quase levou ao fim do conflito; as doenças que atingiram o país e mataram mais gente que os combates propriamente ditos. O autor ainda discute as conseqüências do conflito, as grandes vilanias da guerra e, pela primeira vez, os livros anti-Brasil lançados em vários países latinos e respondidos por autores brasileiros.

Fartamente ilustrado, traz à luz personagens praticamente ausentes na historiografia tradicional: a primeira vítima do conflito, o governador da província de Mato Grosso, que morreu de fome no Paraguai, Carneiro de Campos; José Díaz e Caballero, os maiores generais do exército paraguaio, e o filho de Solano López, Enrique, que entrou com ações contra os governos brasileiro e argentino - a família contratou Ruy Barbosa como advogado - para tentar reaver terras que haviam pertencido a sua mãe.

NEM HERÓIS NEM VILÕES é um livro fundamental para se entender a dinâmica social, política e econômica do continente sulamericano.

NEM HERÓIS NEM VILÕES

Curepas, caboclos, cambás, macaquitos e outras revelações da sangrenta Guerra do Paraguai

Moacir Assunção

Grupo Editorial Record/Editora Record

462 páginas

Preço: R$ 54,90

Formato: 16 x 23 cm

ISBN: 978-85-01-08739-3

SOBRE O AUTOR

Moacir Assunção, jornalista com passagens pelos jornais O Estado de S.Paulo e Diário Popular (atual Diário de S.Paulo), é pós-graduado em Ciências Sociais e  professor universitário dos cursos de Comunicação Social da Universidade São Judas Tadeu (USJT).  Especializado em temas históricos, atua como colaborador das revistas História Viva  e Aventuras na História e é mestrando em História Social pela PUC-SP. É autor dos livros Os homens que mataram o facínora - a história dos grandes inimigos de Lampião (Editora Record), Luiz Carlos Prestes um revolucionário brasileiro (Editora Lazuli) e Ficha Limpa, a lei da cidadania (Editora Realejo).

LANÇAMENTO:

NEM HERÓIS NEM VILÕES DE Moacir Assunção

Lançamento: sábado, dia 19 de maio de 2012.

A partir das 15 horas.

Livraria da Vila

Rua Fradique Coutinho, 915

Vila Madalena - São Paulo

Tel.: 3814-5811.

Fonte: Assessoria Ed. Record

 
< Anterior   Seguinte >