click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quarta
24.Abr 2024
Início seta ETC seta ETC seta Acta Media discutirá como as redes digitais estão transformando os processos criativos da atualidade
Acta Media discutirá como as redes digitais estão transformando os processos criativos da atualidade PDF Imprimir E-mail
Escrito por Divulgação   
15-Ago-2012
Durante 10 dias, o Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital, receberá 31 palestrantes nacionais e internacionais em São Paulo

De 16 a 31 de agosto próximo, especialistas de diversas partes do mundo, discutirão em São Paulo como as redes digitais estão interagindo e modificando os processos criativos do mundo contemporâneo. Esta será a décima edição do evento Acta Media - Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital, que contará com uma programação diversificada composta de palestras, oficinas, mesas-redondas colaborativas (os colaboratórios) e apresentações artísticas. Ao todo, serão 31 palestrantes, entre professores da Universidade de São Paulo (USP) e outras instituições de ensino brasileiras, bem como especialistas dos Estados Unidos e Croácia. O simpósio será realizado na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, no estúdio de Multimídia da ECA-USP e no Instituto Cervantes de São Paulo.

Este ano, sob o tema "A Emergência do Reticular", o Acta Media 10 tem o propósito de avaliar as transformações que as tecnologias digitais e os processos reticulares trouxeram ou têm o potencial de trazer para a cultura e a arte nas sociedades contemporâneas. "A proposta é investigar como os processos criativos e as manifestações culturais foram e serão transformados através de tecnologias que introduzem a reticularização nos processos autorais", explica o coordenador do simpósio, Prof. Dr. Artur Matuck, da Universidade de São Paulo.

O evento reunirá nomes internacionais importantes como o do artista e videomaker croata Dalibor Martinis, da Academia de Artes Aplicadas, de Rijeka; o compositor e instrumentista Jon Appleton, professor no Dartmouth College, nos Estados Unidos, e um dos pioneiros da música eletroacústica; Lisa Parks, pesquisadora de comunicação no espaço orbital, via satélites, e professora da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara; e o arquiteto e músico brasileiro Emanuel Pimenta, radicado na Suiça, que desenvolve o projeto Kairos, para uma estação espacial de orientação civil.

Emanuel Pimenta marca presença apresentando trabalhos em dois dias, uma oficina e um concerto. No dia 16, explanará sobre "O Pensamento na Realidade Orbital". No dia 23, o tema serâ "Kairos: Espaço Sideral e Revolução na Arquitetura". A oficina "Música e Interpretação na Contemporaneidade, no dia 27, fechará como uma ante-sala para seu concerto em homenagem a John Cage, no dia 29.

O público terá a oportunidade de estabelecer contato direto com esses pesquisadores nas oficinas que serão realizadas ao longo do evento.

O croata Martinis vai proferir as palestras "A Derrubada Icônica de um Regime" (dia 16) e "Projeto para Monumento Temporário Irregular" (dia 17), além de realizar uma oficina no dia 20. O compositor-instrumentista Appleton vai falar sobre música eletroacústica (dia 30), além de realizar uma oficina de música e tecnologia (22) e um pocket show (29). A americana Lisa Parks será a palestrante de "Mapeando a Órbita: Rumo a um Espaço Público Vertical" (30) e "Tecnorevoltas e a Antena Parabólica" (31), além de ministrante da oficina "Mídias Globais e a Intervisualidade" (31), com mediação de Artur Matuck.

Do Brasil, os destaques ficam para palestras de diversos especialistas: o urbanista Caio Vassão, Doutor pela FAU-USP ("Metadesign e Projeto Reticular", dia 16), o ensaísta e teórico de Estética Prof. Dr. Márcio Seligmann, do IEL-Unicamp ("Instantâneos da memória: foto, arte e literatura como meios de inscrição da memória", dia 17), o idealizador do Programa Pontos de Cultura, Prof. Célio Turino, do MIS Campinas ("Cultura popular - o reticular lá na ponta!", dia 17) e o doutor em composição Rodolfo Coelho de Souza, da FFCLRP-USP ("Argumentos sobre a hipótese de que Mozart tenha sido um robô alienígena", dia 17). O evento ainda congrega o Prof. Dr. Hernani Dimantas e o Prof. Dr. Carlos Zibel (ambos do Grupo DeVIR-FAU-USP), o Prof. Dr. Amâncio Friaça (IAG-USP), Profa. Eunice Maria da Silva (Colabor-USP), Profa. Dra. Maria Goretti Pedroso e o compositor e curador Vanderlei Lucentini (Colabor-USP)

No dia 24, haverá uma mesa-redonda apenas para se discutir o papel fundamental que o Prof. Dr. Walter Zanini, historiador, crítico de arte, diretor da ECA-USP e do MAC-USP e curador da 16a. e 17a. Bienal de São Paulo, teve na formação de inúmeros artistas, historiadores e pesquisadores de arte em São Paulo desde a década de 70.

E, no dia 29, teremos um programa especial de música contemporânea com inicio às 19h00. Os músicos Emanuel Pimenta e Wilton de Azevedo fazem o concerto inédito A Way A Lone A Last A Loved, em homenagem a John Cage, no Instituto Cervantes. Emanuel Pimenta também vai exibir o filme LOFT, inédito no Brasil, gravado no Loft de John Cage, em Nova Iorque, 1988.

Através dessas palestras e oficinas, os especialistas e o público envolvido vão discutir os processos pelos quais a criação colaborativa transindividual altera a experiência discursiva, histórica, criativa, científica, social e cultural de indivíduos, grupos ou coletividades, seja através de interações presenciais ou tecnologicamente mediadas.

Entre os objetivos específicos do evento, cumpre ressaltar a avaliação de:

- manifestações históricas que se utilizaram de processos criativos, caracterizados pela colaboração, anteriores à disseminação das tecnologias digitais;

- manifestações recentes estruturadas e realizadas por meio de sistemas e redes digitais revelando processos reticulares de criação transindividual;

- propostas criativas atualmente sendo engendradas, em diversas áreas, que possam conduzir à criação reticular transindividual;

- e proposições meta-autorais que projetem processos reticulares de criação colaborativos.

Os simpósios Acta Media, realizados anualmente desde 2002, têm sido produzidos a partir da interlaboração de alunos, pesquisadores e docentes nas reuniões periódicas do grupo COLABOR-USP Centro de Pesquisa em Linguagens Digitais e nas aulas de pós-graduação da disciplina semestral em Arte Telemática, do programa PGEHA-USP, ministradas pelo coordenador do Simpósio, Prof. Artur Matuck.

O Simpósio pretende ele mesmo se estruturar como "um processo reticular de criação colaborativa" estabelecendo uma discussão interdisciplinar que envolve as áreas de artes mediáticas, teoria da arte, comunicações, arquitetura espacial, comunicação via satélite, cultura popular, literatura, música, performance, matemática e meio ambiente.

Informações:

Acta Media 10 - Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital

A Emergência do Reticular

16 a 31 de agosto de 2012 - São Paulo, SP

Local: Livraria da Vila - Shopping Higienópolis (palestras), ECA-USP (oficinas) e Instituto Cervantes (palestras e concertos)

Palestras e concertos são gratuitos. Inscrições via e-mail: actamedia10@gmail.com ou 30 minutos antes no local. Vagas limitadas.

Oficinas: Inscrições antecipadas a R$ 50,00 na Secretaria Acadêmica do MAC-USP na Rua da Praça do Relógio 109A, Campus Butantã, USP.

Mais informações no site: www.actamedia.wordpress.com  

Coordenação: Prof. Dr. Artur Matuck

Realização: COLABOR-USP (Centro de Pesquisa em Linguagens Digitais)

Promoção: PGEHA-USP (Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte); CRP-ECA-USP (Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo); ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo); Grupo DeVIR - FAUUSP (Design, Virtualidade, Interação e Redes)

Atualizado em ( 15-Ago-2012 )
 
< Anterior   Seguinte >