click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

terça
23.Abr 2024
Início seta Telas & Palcos seta TV seta TV Cultura reapresenta Roda Viva com Oscar Niemeyer
TV Cultura reapresenta Roda Viva com Oscar Niemeyer PDF Imprimir E-mail
Escrito por Divulgação   
06-Dez-2012

roda_viva_oscar_niemeyer_07_04_1997_marcos_penteado_cedoc_fpa_1.jpgNo programa gravado em 1997, o arquiteto carioca, que morreu na noite de ontem, faz uma avaliação de suas construções mais importantes, cita a inventividade como palavra de ordem e revela sua inclinação para a literatura. No ar hoje (6/12), à 0h30

 

São Paulo, 6 de dezembro de 2012 - Oscar Niemeyer, que completaria 105 anos no próximo dia 15, morreu na noite de ontem (5) em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, deixando um extenso legado arquitetônico e artístico para o Brasil. Para homenageá-lo, a TV Cultura reapresenta nesta quinta-feira (6/12), à 0h30 (logo após o Metrópolis), uma edição do Roda Viva gravada com ele em 1997.

No programa, o arquiteto faz uma avaliação histórica e artística de suas obras mais conhecidas, como Brasília e o complexo da Pampulha, em Belo Horizonte, defende a arquitetura brasileira contemporânea, afirma que invenção é a sua palavra de ordem e fala, ainda, do seu gosto pela literatura.

Nascido em 1907, no Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer ensaiava o sonho de ser arquiteto desde a infância. Em 1927, entrou para a escola de Belas Artes e, ao dividir um ateliê com o também arquiteto Lucio Costa, surgiu o projeto de construção do antigo Ministério da Educação, na capital fluminense. Em 1940 conheceu Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, que lhe encomendou, da noite para o dia, o projeto do conjunto da Pampulha.

No final desta década, Niemeyer participou do planejamento da sede das Nações Unidas, em Nova York, e, nos anos 1950, projetou o Parque do Ibirapuera e o edifício Copan, ambos em São Paulo.

Em 1956, em um novo encontro com Juscelino Kubitschek, surgiu mais uma encomenda, talvez a mais desafiadora de sua vida: Brasília.

Depois do feito, seu nome passou a correr o mundo, ganhando, em 1963, o prêmio Lênin da Paz. No ano seguinte, quando eclodiu o golpe militar, foi viver na Europa. De volta ao Brasil, projetou o Memorial da América Latina e, em 1988, nos Estados Unidos, recebeu o prêmio Pritzker de Arquitetura. Nos anos 1990 espalha ainda mais sua marca pelo mundo, recebendo, em 1996, outro prêmio internacional: o Leão de Ouro da Bienal de Veneza. 

 

FONTE: Assessoria de Imprensa da TV Cultura

Atualizado em ( 06-Dez-2012 )
 
< Anterior   Seguinte >