click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sexta
19.Abr 2024
Início seta ETC seta Opinião seta A importância do diploma e estágio de jornalismo
A importância do diploma e estágio de jornalismo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Amanda Miquelino   
20-Dez-2012

Em agosto deste ano passou pelo Senado a emenda que defende a volta da obrigatoriedade do diploma de jornalismo. A PEC - Proposta de Emenda Constitucional foi apresentada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) em resposta ao STF - Supremo Tribunal Federal que, em junho de 2009, determinou a não obrigatoriedade do diploma. A proposta agora depende da Câmara dos Deputados para aprovação. Sem nenhuma determinação final sobre o certificado, os jornalistas que já exerciam a profissão sem o diploma continuam no ofício.

A discussão sobre a obrigatoriedade levantou questões a serem tratadas: muitas pessoas acham que o formador de opinião pode exercer a função de jornalista sem ter cursado curso superior específico, acreditam que o diploma não acrescenta nada na vida profissional, contudo, outras acreditam que o jornalismo é uma profissão como outra qualquer, e então, deve ter um diploma. Em razão dessas divergências, outro caso ganhou notoriedade: a importância do estágio de jornalismo. A lei 11.788, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 25 de setembro de 2008, confirma que qualquer estágio é legal se oferecer ao aprendiz bolsa-benefício, auxílio transporte, seguro de vida e vale-alimentação.

Existe outro ponto em relação do estágio de jornalismo porque atualmente todas as universidades de comunicação exigem certa carga horária de prática do aluno. As instituições educacionais pedem relatórios de aprendizado dos graduandos em determinados semestres do curso. A avaliação dessa solicitação gera uma nota que é muito importante na finalização do ano letivo do estudante. É por estes motivos que órgãos como a CCP - Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, Fenaj - Federação Nacional de Jornalismo, Sindicatos dos Jornalistas e outros incentivam o estágio.

O ensino superior mostra como agir

O diploma e o estágio são dois divisores de águas na área da comunicação. Algumas questões levantadas em sala de aula não dão base suficiente para o exercício da profissão. A junção da teoria e prática é indissolúvel para a formação de um bom profissional. As faculdades hoje em dia buscam as ferramentas avançadas para aprimorar os conhecimentos dos alunos; elas têm visão de futuro, buscam sempre a inovação e os estudantes só ganharão com isto.

A exigência do diploma e a aplicação do estágio de jornalismo são avanços na história da comunicação. Ter um estágio no currículo abrirá muitas portas para a entrada no mercado de trabalho. O formando se sentirá mais confortável ao começar sua profissão. O estágio mostra fatores importantes da profissão que o estudante quer seguir. Atividades na área jornalística como criação de pautas, pesquisa, entrevistas, redação, clipagem de notícias permitem uma ampla compreensão da teoria na prática não apresentada na sala de aula. Os desafios de cada dia proporcionam valiosa experiência, que só se consegue durante o período do estágio.

Um diploma nas mãos e um currículo com estágios realizados durante o período da faculdade, sem dúvidas, mostrarão que todo conhecimento é aproveitado, pois existe uma grande diferença entre quem cursou quatro anos de faculdade e se esforçou para concluir o curso, e alguém que não é formado e não tem o aprendizado oferecido pela universidade. Ainda na faculdade é que se escolhe o segmento do curso que o futuro jornalista mais se adapta e que mais gosta de atuar. O ensino superior mostra como agir em certas situações que ajudarão na rotina das empresas jornalísticas.

Recompensas da profissão

Começar a carreira pelo estágio trará responsabilidades, como horários e metas a serem cumpridos. Existirá uma confiança sobre a postura do estagiário durante o trabalho, assim ele aprenderá as verdadeiras necessidades do mercado de trabalho. A entrada no mercado de trabalho por meio do estágio amenizará o impacto da transição da vida de estudante para a profissional. Querer aprender coisas novas é fundamental, pois, isso demonstra amadurecimento no trabalho. Vale lembrar também que hoje é um estágio e talvez amanhã possa ser o trabalho efetivo, então cabe ao futuro jornalista absorver bem o clima organizacional da sua empresa.

O estágio que corresponda a uma formação ampla contribuirá para mais qualidade no exercício do jornalismo e terá que saber produzir uma matéria, utilizar as técnicas e as teorias aprendidas na faculdade. Um estudante que saiba que a responsabilidade do jornalismo é apurar informações antes de divulgar os fatos sem distorção, conforme o interesse público, será um bom profissional.

Ser objetivo, saber prender a atenção e facilitar o entendimento do leitor são pontos positivos para o ofício. E, claro, investigar melhor, entender, registrar e depois comunicar o que houve, para não cometer nenhum deslize que prejudique alguém. Ter a possibilidade de contribuir para mudanças ao seu redor e ajudar a construir um mundo melhor são as maiores recompensas da profissão.

Amanda Miquelino é estudante de Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 
< Anterior   Seguinte >