click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sábado
20.Abr 2024
Início seta Última página seta Crônicas seta Oberdan Cattani: o último palestrino e primeiro palmeirense
Oberdan Cattani: o último palestrino e primeiro palmeirense PDF Imprimir E-mail
Escrito por Simão Salomão   
27-Jun-2014
oberdan_cattani_-_site_da_sep_-_divulgao.jpgLá se foi ele. Um sujeito comum, calmo, mas que teve um brilho intenso num passado remoto. Esperou sua paixão completar 100 anos e, aos 95, partiu... Gostava de encontrar com ele no clube. Apesar de algumas implicâncias por parte de uns poucos, Oberdan Cattani sempre tinha seu cantinho reservado numa das mesinhas perto da antiga sala de troféus da Sede Social de nosso clube. Ali contava histórias e causos, onde sempre havia alguém, como eu, para ouvi-las e cumprimentá-lo por tudo o que fez ao Palestra, ao Palmeiras. Gostava de comentar acontecimentos marcantes, a maioria, glórias eternas, como a conquista da Taça Rio, em 1951, o primeiro Campeonato Mundial de Clubes. Falava também da Arrancada Heróica de 1942, quando o Palmeiras poderia ter levado a maior vaia de toda a história por motivos políticos (e, claro, inflamados pelo oponente), mas arrancou aplausos ao entrar em campo com a bandeira do Brasil estendida - Oberdan era um dos que a carregava. Seu aspecto jovial e sempre alinhado (tingia o bigodinho escovinha com o mesmo cuidado que fazia com o cabelo sempre bem aparado) deixava claro que ficava ali esperando um momento solene. E ele dizia - sem vírgulas - que queria seu busto ao lado dos demais que havia na alameda da entrada principal do Palmeiras, e que esperava com paciência. Conseguiu o que queria, mas como sempre ocorre aqui neste planeta, as pessoas acabam por receber a homenagem após sua passagem ao etéreo; mas foi sabendo que estaria nesta seleta galeria, ao lado de Ademir da Guia, Waldemar Fiúme e Junqueira. Talvez isso tenha relaxado o coração desse sujeito firme como uma rocha no gol e na vida, mas eu não sei não, acho que ele percebeu que não precisava mais defender nada, pois sua conquista havia sido alcançada. Vai em paz, Oberdan. E mais uma vez, em nome de minha família e de nossos amigos Palmeirenses, OBRIGADO por tudo o que fez pelo nosso PALMEIRAS!!!

Simão Salomão é fotógrafo e um palmeirense que, antes de amar o Palmeiras, gosta de futebol de verdade e tem respeito pelos verdadeiros atletas.

Foto: Oberdan Cattani. Reprodução do site da Sociedade Esportiva Palmeiras (http://www.palmeiras.com.br/noticias/ler/11980-eterno-idolo-palestrino-oberdan-cattani-morre-aos-95-anos-de-idade#.U61505RdWdA ) .

Atualizado em ( 27-Jun-2014 )
 
< Anterior   Seguinte >