click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sexta
19.Abr 2024
Início seta Última página seta Crônicas seta Devaneios ao final da noite
Devaneios ao final da noite PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
22-Out-2014

Noite dessas, estava assistindo a um telejornal e perdido em meus pensamentos. Ultimamente, nem dá muita vontade de prestar atenção às notícias. Só tem desgraça. E elas já começam na escalada.

De vez em quando, põem como última notícia um panda que nasceu não sei onde (e panda não é urso!), ou uma flor rara que foi encontrada não sei como. Deve ser para não pensarmos que o mundo está perdido de vez.

No meio de muitas outras notícias catastróficas, mais uma: a da dificuldade que o brasileiro tem de cantar corretamente o hino nacional. Era uma retrospectiva do legado da Copa, eu acho (que legado?).

Um dos entrevistados na reportagem começou a explicar que a dificuldade vem do fato de o hino ser rebuscado, mesmo para o período do século XIX em que foi escrito. Inversões sintáticas, típicas do Parnasianismo.

Nesse momento, minha mente voou longe para o final dos anos 80 e meu coração se encheu de alegria porque me lembrei da Dona Didi, professora de Educação Artística. Ela me ensinou muitos hinos, além de várias outras melodias do cancioneiro popular. Vi a reportagem e me enchi de orgulho por ter conhecido uma professora do "calibre" da dona Didi.

E as aulas de Educação Física do professor Válber? Nelas, passei os melhores e os piores momentos escolares (entenda-se, na mesma ordem, aula de vôlei X aula de ginástica olímpica).

Magricela e comprido, de vôlei eu gostava e até jogava bem. Tanto que quase me profissionalizei. O vôlei me trouxe autoconfiança, pois com ele eu aprendi a vencer. Já da ginástica olímpica, não podia nem posso dizer o mesmo. Só de ver aquele cavalete eu já tremia da cabeça aos pés. Desengonçado, mal aprendi a dar cambalhotas. Estrelinha, pirueta e qualquer outro movimento mais sofisticado, nem pensar!

Na hora do futebol, outro tormento: eu era sempre o mais aborrecido e o menos desejado nos times. Se fosse hoje, algum peda não sei quê ou um psico não sei quanto já viria falar em bullying. Nada disso. Eu não era escolhido logo simplesmente porque jogava mal. Só isso.

Com a proximidade dos 40, estou entrando naquela fase do "Ah, no meu tempo as coisas eram melhores". Não sei. Talvez não sejam. Só sei que o vôlei e a ginástica olímpica foram muito importantes na minha vida. O vôlei me ensinou a vencer. A ginástica, a perder. Duas lições importantes. A segunda, quiçá, mais importante que a primeira.

Fico me perguntando se isso acontecesse hoje. Será que viria minha mãe ou meu pai com o dedo em riste exigindo que me dispensassem da aula de ginástica? Será que alegariam que eu tinha alguma síndrome da unha encravada, algum déficit do joanete convexo? Pobre Válber!

Terminada a reportagem, com a mente ainda mais longe, fiquei me perguntando que será feito desses professores? Onde estarão morando? Ainda lecionam? Estarão muito velhinhos? Será que ela ainda fica brava quando alguém descobre que seu nome é Sebastiana? Ainda ensina o hino com o mesmo entusiasmo de vinte e poucos anos atrás? E ele, será que ainda manda os magricelas compridos fazerem piruetas no cavalete? Acho que não. "Professor, mamãe não deixa".

Não tenho resposta para nenhuma dessas perguntas, mas sei que meu coração doeu de saudade... Da Didi, do Válber, do vôlei. E da ginástica olímpica.

 
< Anterior   Seguinte >