click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sexta
19.Abr 2024
Início seta Última página seta Crônicas seta Um ser de alegre e canina figura
Um ser de alegre e canina figura PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
03-Dez-2014
cachorro_mais.jpgAndados, de ânimo leve e passo cansado, os quatro quarteirões do bairro antigo, ainda com marcas de quando era um polo industrial da cidade - galpões ativos, outros abandonados; todos misturados hoje às casas antigas, trambolhos de cimento e tijolo. Bares, pequenos comércios e vendinhas disputam espaço entre as casas, os galpões e os vigorosos supermercados e comércios mais sofisticados.

Eis-me do outro lado da rua, a ponto de atravessar a faixa de pedestres. No capacho da porta, um cão jovem, bonito; vira-latas como se dizia antigamente - hoje SRD, sem raça definida.

É um cãozinho alegre; dentição clara que denota sua pouca idade. É um vagabundo sem lar, mas que tem a seu favor a alegria da juventude. Seu raciocínio canino parece amenizar-lhe as dores do abandono.

Eu não faço nenhum gesto, não digo nada. Cruzo a faixa com minha cachorra na coleira. Não queria ter interrompido o sono daquele animal. Acho que, assim como acontece conosco, os cães também devem aproveitar o sono para esquecer as lembranças que não deveriam ser lembradas. Já que lhe faltavam tantas coisas, que dormisse pelo menos. Não deve ser fácil a vida de um cão sem dono.

Nenê, minha alva cachorra, com sua alegria franca e pintinhas pretas, tratou de entrar no petshop sem ser interrompida; no entanto, o cão do capacho da porta cheirou-lhe o rabo. Em linguagem de cachorro, isso deve ter significado uma saudação e um galanteio.

Soube naquela mesma tarde que aquele pobre cachorro tinha recebido guarida naquele petshop. Achei simpática a ideia de um estabelecimento como aquele ter uma mascote adotiva, um cão de guarda. Para mim, fazia sentido: ainda bem que mando cuidar da minha cachorra num lugar onde se gosta de animais. Conheci e conheço petshops aos que tal lógica não se aplica. Este mundo está virado.

Passei agradáveis tardes com aquele cão feliz, aquele cão alheio à sua vira-latice. Algumas vezes, fui até lá só para ter com ele. Passei momentos agradáveis observando sua simplicidade.

Assim passei várias tardes; porém, no tempo triste em que vivemos, alegria incomoda. Não tardou para as donas dos cãezinhos esnobes de frufrus pensarem que aquele cão, jovem e vigoroso, representava uma ameaça. Em poucas semanas, tivemos de nos separar.

Sempre sentirei falta do meu amigo vivaz e sem destino. Ele não era apenas mais uma criatura neste mundo de criaturas inumeráveis. Esteve ao meu alcance, mas eu nada fiz por ele além de amá-lo.

No pet, arrumaram uma casa para ele. Meu amigo arfante e peralta seria a alegria de um garoto de nove anos. Então, deixei-o partir, altivo, digno e alegre que era. Foi-se embora o cão, morar nos arrabaldes da cidade e, graças a sua vivacidade curiosa, que o fazia enfiar o focinho úmido em qualquer buraco, depois de poucos dias morreu picado por um escorpião que encontrou numa reentrância da parede.

Guardarei até o fim da vida seu olhar no meu coração. Neste complexo mundo de regras urbanas e frias dos homens e dos apartamentos, sentirei a infelicidade de não ter podido socorrê-lo e por não ter sequer suposto ou previsto seu fim, tão bobo e triste.

Pensei depois que todos nós somos ou seremos, um dia, esse cão vira-latas no capacho da porta. E há o dono do lugar, os clientes, a escadaria que descemos e a picada do escorpião.

Foto: Jamil Alves.

 
< Anterior   Seguinte >