click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sábado
20.Abr 2024
Início seta Última página seta Crônicas seta Os peixinhos do aquário
Os peixinhos do aquário PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
14-Jan-2015
aquario_-_foto_jamil_alves.jpgComo é triste ver morrer os peixinhos do aquário. Todo o esforço de manter aquelas pequenas vidas protegidas do resto do mundo terá sido em vão se morrerem todos os peixinhos do aquário.

Proteção ou egoísmo, os peixinhos do aquário, mais que adornos, são um tipo de reflexo do que acontece na casa. Quando o ambiente está tranquilo, olhamos para o aquário e temos paz. Quando o ambiente está agitado ou hostil, que chatice esses peixinhos que ficam nadando feito idiotas de lá para cá, credo. Será que não têm interesses na vida, não têm nenhuma ambição?

Pobrezinhos, não lhes foi dado o direito de escolha, nunca conheceram outro lugar que não o seu aquário. Não estiveram num rio, para fugir de predadores, ou no mar, para tentarem não ser levados pelas ondas. Nascem ornamentais, vivem e morrem ornamentais.

Numa observação simples e pueril, conclui-se que, além de excelentes adornos, os peixes são também os melhores alimentos que existem. São melhores que as vacas: quando uma vaca cai morta no pasto, as outras vacas não vão lá comê-la. São melhores que as galinhas: no galinheiro, as galinhas tampouco comem galinhas mortas. No entanto, já viram o que acontece quando morre um peixe no aquário? É dia de banquete! Então, se até peixe come peixe é porque o negócio deve ser bom.

Manter os peixinhos no aquário pode ser uma maneira humana e tola de pensar que algo que pode ser controlado por completo. Aquele quadrado (ou retângulo) cheio d'água e cercado de vidro por todos os lados dá ao seu dono a sensação de que algo está sob controle, em paz, que as coisas são previsíveis, fáceis, e que estão sempre ao alcance das vistas.

Os peixinhos do aquário dão, para alguns, a sensação de paz e de calma. Para outros, são pequenos serezinhos confinados num espaço diminuto. Foram privados de sua liberdade. Eles devem ficar olhando para nós, que estamos além dos seus limites envidraçados e aquáticos, e pensando que nós pessoas somos seres felizes e completos, pura e simplesmente porque podemos ir e vir aonde quisermos, quando quisermos, do jeito que quisermos.

Outro dia, na rua de trás, mataram um. Semana passada, preferimos pedir pizza aqui em casa porque na pizzaria de que gostamos nunca há lugar para estacionar. Ir a pé, apesar do excelente exercício, é meio longe e perigoso. Num outro restaurantezinho mais próximo daqui, noite dessas teve arrastão. Nem vidro de palmito escapou.

Pobres peixinhos, invejando a nossa liberdade. Porém, só até aparecer na água qualquer fungo ou bactéria idiota que dizime a população dos peixinhos ornamentais, que nascem, crescem e morrem somente para enfeitar o ambiente e trazer um pouco de beleza ou menos tristeza e melancolia às nossas vidas tão libertas, tão liberados e senhores de nós mesmos que somos. Como é triste ver morrer os peixinhos do aquário.

Foto: Jamil Alves.

Atualizado em ( 15-Jan-2015 )
 
< Anterior   Seguinte >