click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quinta
18.Abr 2024
Início seta Última página seta Crônicas seta A tristeza consentida
A tristeza consentida PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
11-Fev-2015
tr.jpgÉ melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe. Bela letra de Vinícius. É claro que é melhor ser alegre, ninguém duvida disso. Mas hoje quero defender o meu irrevogável direito à tristeza, que é tão legítima quanto a alegria.

Numa manhã qualquer, acordamos sem ânimo, e nem sequer conseguimos entender a razão pela qual não nos levantamos da cama saltitantes e animados, sem quê nem porquê. Muitas razões têm essa péssima mania de ser discretas.

Penso eu que a tristeza é um jeito natural de a nossa mente tornar mais palatável para nós mesmos o imponderável da vida. Quem nunca se sentiu triste por perceber-se impotente diante de uma situação que se apresentou?

Para que o mundo gire como deve, é preciso que a tristeza seja novamente consentida, permitida. Nestes dias de agora, parece que a tristeza é algo que deve ser evitado. E, quando não se puder evitá-la, é preciso dissimulá-la, fingir alegria, guardar a tristeza muito bem escondidinha, trancá-la num baú e jogar a chave fora.

Talvez um dos males do mundo de hoje seja esse mal das lentes de aumento. Tudo vai sendo colocado numa lente de aumento e vamos ficando cada dia mais inábeis para lidar com os sentimentos mais básicos. As alegrias são euforias, uma distração se torna déficit de atenção, uma bronca vira um trauma e, uma tristeza, depressão.

Depressão é coisa muito mais séria, complexa e contínua. Estar triste não é estar deprimido nem depressivo. Não se trata de uma nuance semântica ou sutileza vocabular. Estar triste é estarmos atentos a nós mesmos, é estarmos desapontados com alguém, com vários ou conosco, é estarmos cansados de certas repetições, é descobrir-nos frágeis num dia qualquer. Eu, neste mundo doido, só quero poder ficar triste de vez em quando.

O problema da tristeza é a nossa sociedade, cada vez mais especializada em dissimular as emoções, sobretudo as aparentemente negativas, que passou a ver a tristeza como uma anomalia do humor. Não sorriu hoje? Tome um remédio. Está com vontade de chorar? Melhor ligar para o seu psiquiatra.

Tristeza e alegria são intermitências do viver. Antagonizam, mas se completam. São dia e noite, frio e calor, claro e escuro. Lucidez e loucura. A tristeza nos dá os momentos de introspecção necessários para ficarmos mais fortes diante da vida. É como a noite que nos faz descansar. Não poderíamos viver de sol e euforia o tempo todo.

O melhor é não tentar dissimular a tristeza como numa marchinha de carnaval, pois não adianta e é até pior. Quando menos se esperar, o mesmo motivo que causou tristeza estará lá à espera de solução, sorrateiro e mal resolvido.

Motivo para ficar triste atualmente é algo que realmente não nos falta. Não é para ficar triste vendo garotos mais preocupados com pau de selfie que com pau-de-sebo, que com revista de mulher pelada, que com azaração na balada?

E se começamos com Vinícius, podemos terminar com Tom Jobim: tristeza não tem fim. Felicidade, sim. Quero poder sentir minha tristeza sem vento que a desmanche nem chuva que a dissolva.

Atualizado em ( 18-Fev-2015 )
 
< Anterior   Seguinte >