click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quinta
25.Abr 2024
Nariz-de-cera PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
25-Fev-2015
nariz_de_cera_-_franklin_valverde.jpgA primeira vez que ouvi a expressão "nariz-de-cera" foi durante a faculdade de Jornalismo. Achei engraçado o termo, que me fez lembrar minhas brincadeiras com bonecos de massinha quando eu era criança, mas logo percebi que não tinha nada a ver: num texto jornalístico, nariz-de-cera é uma espécie de parágrafo introdutório que retarda a abordagem direta de um assunto.

Aprendi o que era nariz-de-cera e também a evitá-lo. Os tempos de hoje clamam por objetividade, e ai daquele que não entregar tudo logo de cara num lide muito objetivo e direto.

Essa tal expressão nariz-de-cera me veio à mente nestes últimos dias, mas por um motivo que nada tem a ver como sentido que me ensinaram na faculdade. Pelo que tenho visto na TV, começo a desconfiar que essa expressão deva existir também em outras áreas do conhecimento como a Medicina, por exemplo.

Outro dia demorei um tempão para reconhecer uma cantora que se submeteu a uma plástica no nariz. Continuou fanha e com um repertório limitadíssimo. Anteontem, assisti na TV a uma jovem atriz num programa de auditório e pensei que fosse a cantora do outro dia. O nariz estava igualzinho e, de tão perfeito, com sua ponta arredondada, ligeiramente arrebitada e tudo milimetricamente simétrico, ficou parecendo que era de cera. Só depois de alguns minutos reconheci a tal atriz pela voz e lamentei muito pela desconfiguração do rosto que eu conhecia e de que gostava.

Imagino as pessoas chegando aos consultórios dos médicos e lhes dizendo “quero o nariz igual ao da fulana de tal” ou “quero o bumbum igualzinho ao da sicrana e os peitos da beltrana”. Fica mais fácil para os médicos economizarem seu talento com o bisturi e usarem moldes de cera. Afinal, se todo mundo vai sair dos consultórios com a mesma aparência, que diferença faz? Nariz de cera neles! Peito de cera! Bunda de cera!

Às vezes, tenho a impressão de que o mundo enlouqueceu e que, se não foi ele, quem enlouqueceu fui eu. A TV, que para mim quase sempre foi uma gostosa fonte de entretenimento, tem mostrado coisas que eu realmente chego a duvidar que sejam reais. Num país que já teve Dalva de Oliveira e Elis Regina, que tem Caetano Veloso, Chico Buarque e tantos outros artistas tão genuínos e talentosos, chamar de música o que eu ouvi num comercial de carro, um refrão que dizia “Caraca, moleque, que é isso?”, acompanhado de uma reboladinha constrangedora do “cantor”, é o mesmo que chamar de avião uma carrocinha de pipoca, com todo respeito ao pipoqueiro. Parece que, para a TV aberta brasileira, só sobrou o piruá mesmo.

Chego a torcer para que, no mais radical e improvável dos casos, a empresa registre vendas perto de zero e que acabe falindo. Uma empresa que flerta com o mau gosto e com a imbecilização do indivíduo não é séria, não pode ser séria.

Por falar em seriedade, ou na falta dela, temos sido bombardeados nos intervalos por uma marca de xampu que diz que combate os “sérios” danos causados pelos minerais contidos na água. Ou seja, até a água danifica os nossos cabelos, é isso? Será que não estão indo longe demais, neurotizando as pessoas demais, encasquetando-as demais, pasteurizando-as demais, lobotomizando-as demais? Não posso mais nem lavar em paz meu parco cabelo?

Em suma, se me operarem o nariz, se eu comprar o carro da reboladinha ridícula e se, além disso, lavar meu cabelo com o tal xampu, serei bonito, gostosão, cabeludo, bem-sucedido e feliz?

Aprendi a evitar o nariz-de-cera na faculdade, mas a impressão que tenho é que as pessoas vivem suas vidas como se fossem narizes-de-cera, sem nunca entrar no mundo real e objetivo do lide. Será que são realmente felizes? Será que conseguem viver uma vida de verdade? Será que se dão conta de todas as tramoias a que são submetidas? Caraca...

Atualizado em ( 25-Fev-2015 )
 
< Anterior   Seguinte >