click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quinta
25.Abr 2024
A menina síria PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
01-Abr-2015
hudea_-_franklin_valverde.jpgNuma terra sem tormentas nem igrejas de santos em prece, Hudea, do alto dos seus quatro anos de idade, levanta suas mãos e as junta acima da cabeça, bastante povoada por fios castanhos e lisos que vão pela testa até quase a altura das sobrancelhas.

Na imagem de Hudea, os olhos negros transparecem a desesperança e o medo da criança pequenina, naquele lugar onde meninos olham para o céu e estendem as mãos. São meninos que desejariam pular em poças d'água, mas a chuva não vem. Nunca vem.

Hudea é a prova de que Drummond estava certo e que os ombros suportam o mundo. Os olhos não choram mais e as mãos, mesmo as infantis, tecem apenas o rude trabalho. Há gentes nas terras alagadas suspirando por um raio de sol e outras procurando, no céu das terras secas, um sinal de chuva.

Na distante Síria, terra da menina Hudea, há uma guerra tola e sangrenta, como todas as guerras. Mas a Síria não é a única terra em que há conflitos, e nem a guerra de lá é a única. Guerras há de todos os tipos, e há também as Hudeas de cá.

Hudeas, por aqui, moram nas favelas das médias e grandes cidades, nas palafitas alagadas do Norte, nos casebres secos de pau-a-pique do Nordeste, nas roças, nos assentamentos, nas ruas e sob os viadutos. Nossas Hudeas esmolam nos semáforos sem estatutos que as defendam; cometem pequenos delitos; correm da polícia ou de seus exploradores como as gazelas assustadas fogem dos predadores.

Mas o que dizer, então, das Hudeas endinheiradas que habitam casarões, belos condomínios e apartamentos luxuosos? São pobres crianças sem atenção nem modos, sem afeto genuíno, lançados à própria sorte com seus joguinhos eletrônicos e suas babás aborrecidas.

São Hudeas criadas com cereais matinais e leite do bom, que desfilam em ambientes belos como campos normandos ou fluidas paisagens belgas. Alardeiam seus brinquedos novos e caros para atiçar a inveja dos amiguinhos como cavalos de raça que sacodem, com displicente orgulho, a dourada crina. São meninos que esperam em vão, em suas terras áridas, as poças d'água onde pulariam contentes.

No mundo de hoje, a dor do outro é estatística, e os avanços tecnológicos não encontraram, ainda, eco na pouca evolução moral dos indivíduos. As Hudeas sírias são também brasileiras, canadenses, finlandesas, nigerianas e tailandesas. As crianças, todas elas, são do mundo, do mundo todo.

Desejo que a imagem da menininha que o mundo viu hoje de mãos levantadas por confundir com uma arma a câmera que capturou sua imagem, cena peculiar dos noticiários, possa alimentar, ainda que com alguma utopia, nosso desejo de que esta poeira cósmica que chamamos de planeta seja um lugar belo e acolhedor, no qual as crianças levantem suas mãos para tentar pegar livros na estante ou, em sua fantasia de crianças que são, tocar as estrelas.

Para saber mais sobre Hudea:

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2015/03/31/desvendado-misterio-de-foto-viral-de-crianca-siria-que-se-rende.htm
Atualizado em ( 05-Abr-2015 )
 
< Anterior   Seguinte >