click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quinta
18.Abr 2024
Início seta Última página seta Crônicas seta Genocídio armênio
Genocídio armênio PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
15-Abr-2015
armenia.jpgAs palavras do Papa Francisco durante a missa em memória dos armênios que pereceram no ataque perpetrado contra eles pelo Império Otomano há 100 anos puseram o fato no patamar em que sempre deveria ter estado: "primeiro genocídio do século XX", "genocídio armênio". Finalmente uma figura reconhecida mundialmente resolveu dar o correto nome, sem eufemismos, que o acontecido com o povo armênio tem de fato.

O termo "genocídio" já tinha sido empregado anteriormente por alguns países europeus e sul-americanos, mas evitado por potências como os Estados Unidos, preocupados em continuar mantendo boas relações com um grande aliado estratégico, a Turquia, nação que descende diretamente do Império Otomano e que é talvez, na atualidade, o principal interlocutor entre o Ocidente e o "Mundo Islâmico".

A história do milenar povo armênio, indo-europeus que se fixaram na região do Cáucaso, entre o leste da Europa e o oeste da Ásia, está intimamente marcada por sua ligação com os fundadores do Cristianismo e os alicerces da Igreja. Governados à época do genocídio a partir de Istambul, atual capital da Turquia, os armênios são um povo que, assim como gregos e judeus, nem sempre contaram com um Estado próprio. Por conseguinte, a religião foi determinante na preservação da identidade armênia, especialmente nesse período nebuloso para os armênios, em que se encontravam agrupados dentro de um império islâmico.

Certa vez, o sociólogo francês Raymond Aron vaticinou que não haveria paz mundial enquanto a humanidade não estivesse unida num estado universal. E, infelizmente, ainda não está, o que acarreta a necessidade, em última instância, de algum poder político supranacional como condição para uma ordem mundial estável a fim de que não haja mais Namíbias (que para muitos é o país onde teve lugar o primeiro genocídio do século XX, e não a Armênia - mas não importam datas nem classificações; o importante é reconhecer a brutalidade do passado, para que não volte a acontecer no futuro), Vietnãs, Bósnias, Ruandas ou Nigérias. 

No Brasil, houve um forte fluxo de imigração armênia entre 1918 e 1926, possivelmente pelo medo de novas investidas otomanas. No entanto, quiçá pela distância geográfica que separa os dois países, pouco se sabe por aqui a respeito da história, da cultura e dos hábitos armênios.

Do pouco que se conhece cá a respeito do país europeu, algo curioso é a confusão que os armênios costumam fazer com os gêneros das palavras em português, fato que ficou conhecido nacionalmente com a novela Rainha da Sucata, de Sílvio de Abreu, em 1990. Na trama, a descendente de armênios Aracy Balabanian deu vida à hilária personagem Dona Armênia. A certa altura da história, Dona Armênia ficava enfurecida por descobrir que o marido, já falecido, tivera um caso amoroso com uma turca, Samira Zaidan, interpretada pela atriz Maria Helena Dias, numa clara referência ao ressentimento ainda existente entre os dois povos, os armênios e os turcos, sutileza que passou despercebida pela maioria do público brasileiro: "Minha marido podia ter tido caso com qualquer mulher, menos com esse, um turco desgraçado!" era uma fala recorrente da personagem de Aracy. 

Seria frívolo, para dizer o mínimo, ter a pretensão de formar uma opinião precisa sobre a verdade dos fatos a partir da visão superficial dos jornais, das TVs ou dos órgãos oficiais, sobretudo pela distância histórico-geográfica que nos separa do lamentável fato, mas é preciso dizer e reafirmar que causa espanto e estarrecimento o comportamento de quem nega o holocausto, o genocídio armênio, a matança na Guerra do Paraguai ou qualquer outra ação monstruosa contra a humanidade. Esses crimes constituem atos de violência contra a humanidade toda, pois significam o homem matando o próprio homem, seja "em nome de Deus" ou por qualquer outra tolice ou convicção vã. É a combinação de estupidez e brutalidade vencendo a razão, a paz e o respeito entre os povos.

 

 
< Anterior   Seguinte >