click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quinta
18.Abr 2024
Sete a um PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
22-Jul-2015
7x1_-_franklin_valverde.jpgO sete a um da seleção alemã de futebol masculino já tem um ano. Deu dor no coração perder de goleada do time alemão.

Não adianta juntar um time pouco antes de uma Copa começar: ganhar uma competição dessa importância é planejamento e trabalho de longo prazo. O que o brasileiro não entende é que não há lugar para o improviso, o mundo é governado pelo trabalho duro e pelo respeito às regras.

Não respeitamos as leis de trânsito, mas queremos que o nível de acidentes diminua. Sequer indicamos com a seta que vamos virar, mas desejamos um trânsito civilizado. Precisamos que o trânsito flua bem, mesmo ultrapassando o máximo da velocidade permitida ou indo devagar pela faixa da esquerda como se os outros não existissem.

O aluno não lê, mas quer ter vocabulário vasto, ortografia perfeita e sintaxe impecável para arrasar na redação. Não assiste aula, mas quer entender a explicação do professor. Quando aparece na escola, fica lá no fundo da sala, hipnotizado pelo celular, com suas fofocas de aplicativos e tititi de redes sociais, indiferente ao professor, mas quer tirar dez na prova. E assim vamos todos nos formando, como cidadãos e como povo, imbricados e mal ajambrados.

No futebol, nosso vizinho pequenino, o Paraguai, se vingou da guerra, nos tirou da Copa América. Que bom, nos fizeram um favor, evitaram que déssemos um vexame perante nossos arquirrivais argentinos. E o legado da Copa, cadê? Cadê o trem-bala? Era bala de festim? A região de Itaquera continua a mesma, foi esquecida do mapa do mundo do mesmo jeito repentino que passou a ser famosa.

Na economia, estamos, agora, em crise. Mas será que essa situação caótica começou agora ou vem de antes? Sei lá, não temos memória, brasileiro não lembra nem o que almoçou ontem. Só recordo que há pouco tempo era um tal de incentivo à linha branca, redução de impostos dos produtos, baixa no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros. Consumo incentivado irresponsavelmente sem nenhum lastro, que o digam os milhões de endividados que agora não sabem como pagar o que devem.

Por falar no IPI dos automóveis, o prefeito de São Paulo, na contramão do incentivo à compra de carros, quer nos colocar a todos em bicicletas no meio do trânsito assassino e sem lei desta cidade caótica, prova histórica cabal da falta de planejamento e de organização que nos caracteriza como "bons" brasileiros. Ué, mas não incentivaram a compra de carro antes? Agora é para andar de bicicleta? É isso?

No meio de tanta demagogia no discurso, imaginemos se quem anda de carro passasse a usar o já saturadíssimo sistema de transporte público atual? "Bem, primeiro diminuímos a velocidade das duas avenidas Marginais e de outras vias vitais da cidade. Depois que for deflagrado o caos - e que milhões de paulistanos tiverem um ataque de nervos ou outro treco qualquer -, veremos o que fazer". Na metodologia brasileira, planejamento é algo a posteriori.

O prefeito e seus asseclas - tão bonzinhos, uns fofos! - alegam que era preciso diminuir a velocidade nas Marginais porque o número de atropelamentos subiu. Os vendedores ambulantes, vítimas principais, surgem aos borbotões e ninguém faz nada para evitar que estejam lá, perigosamente, no meio dos carros.

Onde foram parar os programas habitacionais? E os programas sociais? E a fiscalização das vias, que deveria impedir que essas pessoas pusessem suas vidas e a dos outros em risco? Ora, não seria mais adequado tirar essa população das ocupações irregulares à beira das avenidas? Na lógica do planejamento à brasileira, não: combate-se o efeito, nunca a causa.

Mais curioso e controverso que tudo isso é o hábito de falarmos mal de brasileiro como se fôssemos noruegueses ou suecos, como se não déssemos pessoalmente nenhuma contribuição para o caos diário da vida cotidiana no país. Perder de sete a um da Alemanha? Que tristeza! É o "11 de setembro" da pátria de chuteiras! O resto, sem problema. Tirando o futebol, tá tudo ótimo - é o circo pegando fogo e a gente lavando elefante. Esses brasileiros são fogo, viu...
 
< Anterior   Seguinte >