click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

terça
23.Abr 2024
Início
Ritmos Latinos em 4 tempos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Redação   
19-Jul-2008
violo001.jpgO Universo do Conhecimento está oferecendo o ciclo de palestras Ritmos Latinos em 4 tempos, que será ministrado pelo jornalista Franklin Valverde. Serão quatro encontros semanais, as quartas-feiras, no mês de agosto, dedicado a um gênero musical específico a cada dia,  como  tango, bolero, flamenco e salsa. Valverde é um especialista no tema, tendo sido apresentador e produtor do programa de música latina "Radio Hispanidad", que era apresentado na Brasil 2000 FM, além de ter publicado matérias sobre o tema em vários veículos da imprensa como Caderno 2, do Estadão, e nas revistas Shopping Music, Revista do CD, Planet Music, Qualis e Veja São Paulo, entre outros. Confira o que será tratado em cada uma das palestras.

Dia 06 de agosto - Tango: “Depois de algum tempo hibernando, o tango renasce para uma nova primavera. Nascido no cais de Buenos Aires, no final do século retrasado, foi considerado pela emergente sociedade argentina da época como a música do 'populacho', só mudando de opinião após Carlos Gardel (1890-1935) o ter levado para os mais finos palcos portenhos. Foi também com Gardel que o gênero teve o seu auge inicial, nas primeiras décadas do século XX, chegando à Europa e aos Estados Unidos. Algumas décadas depois recebeu a releitura revolucionária de Astor Piazzolla (1921-1992), que elevou o tango à categoria de música de concerto. Hoje, grupos como Gotan Project e do Bajofondo dão um novo reflorescimento o ritmo, em uma versão eletrônica e mais moderna.”

Dia 13 de agosto - Bolero: “O bolero é o mais popular gênero musical da América Latina. Surgido em Cuba no final do século XIX, sua disseminação pelos meios de comunicação de massa fez com que chegasse a todos os recantos latino-americanos e também à Espanha. Durante o século XX ele foi incorporado à cultura de todos os povos hispânicos, tornando-se uma das mais fortes expressões artísticas do imaginário popular na América Latina. Sua presença deixou de restringir-se à área fonográfica, transferindo sua estética e estrutura narrativa ao cinema e, posteriormente, à televisão. Hoje o bolero é uma das mais características representações do ser hispano-americano, o signo sonoro que melhor expressa essa identidade.”

Dia 20 de agosto - Flamenco: “Já disseram que o flamenco é a melhor expressão musical do ser andaluz. É uma afirmação nada técnica, mas que reflete muito bem o espírito dessa música centenária, muitas vezes confundida com a batida gitana e com o canto árabe. O flamenco é o ritmo que melhor explora todas as possibilidades do violão, que em espanhol é chamado de guitarra, instrumento indispensável a esse gênero musical. Paco de Lucia, nas últimas décadas do século XX, popularizou internacionalmente o ritmo, que hoje ganha elementos pop nos acorde dos grupos Pata Negra e Ketama.”

Dia 27 de agosto - Salsa: “Em espanhol a palavra salsa significa molho, tempero. Nos anos sessenta do século XX muitos músicos latinos, principalmente cubanos, usavam o termo para caracterizar o momento em que a música suingava. As gravadoras americanas, na década de setenta, gostaram do termo, utilizando-o para designar toda e qualquer música latina do Caribe, feita nos Estados Unidos, seja ela mambo, son, merengue, guaracha ou guajira. Há também uma outra vertente que defende a salsa como uma filha do mambo, adaptada pelos porto-riquenhos nos anos sessenta do século passado. Hoje o que conhecemos como salsa tem por base o son cubano, uma música essencialmente de baile, mesclada a inúmeras influências de outros ritmos.”

RITMOS LATINOS EM 4 TEMPOS

Apresentação: Franklin Valverde

Duração: 4 aulas, total 8 horas

Datas: 06, 13, 20 e 27 de agosto, às quartas, das 20h às 22h.

Inscrições: http://www.universodoconhecimento.com.br/segundo-semestre/ritmos-latinos-em-4-tempos-palestras-musicais-franklin-valverde
Atualizado em ( 19-Jul-2008 )
 
< Anterior   Seguinte >

Enquete

Qual é o seu ritmo latino predileto?
 
Newsletter
Receba as novidades da Onda Latina no seu e-mail.
E-mail

Nome

Sobrenome

Cidade


 

Usuários On-line