click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sexta
19.Abr 2024
Início seta Última página seta Crônicas seta Excluído na rede social
Excluído na rede social PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
26-Jul-2015
internet_-_franklin_valverde.jpgEu tava marcando umas pessoas num post bem legal que encontrei, a respeito de erros de português frequentes, quando percebi que uma delas tinha me excluído do seu rol de amigos, só que agora não sei direito o que fazer. Se a pessoa desfez a amizade comigo na rede social é porque não gosta mais de mim, é isso?

Para quem vou avisar agora que em "à todos" não ocorre crase? E olha que se trata de uma não ocorrência tripla: "a" é singular e, "todos", plural, o que indica que não há artigo, somente a preposição, sozinha, solteira, avulsa e desacompanhada está lá; além disso, a crase é própria das palavras femininas, e "todos" (e não "todas") está no masculino (né?); para terminar, "cerejinha do bolo", como "todos", que é pronome indefinido, pode vir precedido do acento grave? - deve estar grave no hospital, mesmo, pobrezinho, é caso de UTI.

Vou sentir um grande vazio, saudade imensa de não ler mais o gentilício "bahiano" grafado com agá, nem "mereçe" com cedilha. Meus amigos, baianos ou não, não merecem ler essas coisas. Dona Maria Nilza, esse era o nome da professora com angelicais cachinhos dourados do começo da minha vida escolar, ensinou-me que a família do "çá" da "dona onça" era pequena, que seus dois únicos irmãos eram o "ço" do "açougue" e o "çu" do "açúcar".

Nossa, será que Dona Maria Nilza ainda leciona? Será que dá aulas particulares? Será que eu consigo encontrá-la no "fêici"? Mas, agora, como vou colocar as duas em contato, minha querida ex-professora e minha amiga ex-querida? Mando um e-mail? Uma carta? Um pombo-correio!? Se eu quiser saber da vida desta última, não vou achar mais nada na internet? Pesquiso onde, então, na Barsa? Que dúvida, embatuquei...

Essas modernices de rede social nos deixam muito confusos. Eu fui apenas excluído, mas não bloqueado, o que isso quer dizer? Esse excluir sem bloquear indica que deixou de ser amiga para virar colega? Ou significa que se eu quiser ficar de bem depois de "ter comido sal, na panela do mingau e deixado um pouco pro Natal" podemos ficar amiguinhos de novo oferecendo o mindinho? É assim que gente adulta briga, agora? Hã? Hein? Oi?

Quando alguém de nossas relações próximas dá alguma mancada conosco, às vezes é possível remediar. Mas se a mancada é mais séria e está mais para cagada mesmo, sem eufemismo, precisamos nós mesmos tirar disso uma lição: se vir alguém legalzão e prafrentex demais, aquele que sempre sabe o tempo todo todas as definições e todas as respostas, desconfie, há algo de errado. Muito errado.

Na calada da noite, com a cabeça no travesseiro, quem de nós não tem seus medos, seus anseios, suas fragilidades, suas dúvidas? Quem não dá suas mancadinhas? Ninguém psicologicamente são consegue ser foda o tempo todo, ter o poder de não sei o quê, honrar não sei quem, empreender não sei que coisa - castelos de areia, talvez?

Nessa parafernália tecnológica e interneteira de tanta rede social, às vezes você tá comendo uma empada, posta a foto e engasga até perder o fôlego. O que predomina, a despeito da vida cor de rosa que todo mundo pinta, é quizila, quizomba, indaca, inveja, olho gordo, mau olhado, mau agouro e maus augúrios. E, se alguém nos excluiu, isso é só o "Belém, Belém, nunca mais eu tô de bem" do nosso tempo. Faz isso quem não sabe brincar mas insiste em descer pro play...

 
< Anterior   Seguinte >