click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sexta
19.Abr 2024
Início seta Última página seta Crônicas seta Vitória dos touros
Vitória dos touros PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
12-Ago-2015
el_toro_-_franklin_valverde.jpgSei que é tradição na Espanha. Respeito tradições, embora não concorde com todas e nem sequer goste de muitas delas - tradições são bonitas, mas de certa forma subjugam, paralisam, engessam - impressão pessoal minha; torta, talvez. Também sei que as touradas já inspiraram Goya e Hemingway, dois mestres que admiro nas artes - pintura e literatura. Mas quando estive na bela Espanha, ignorei solenemente as touradas, não lembrei que existiam. Nem ao menos tirei fotos, ao melhor estilo turistão, das arenas que, arquitetonicamente, são belíssimas. Na verdade, não tenho nenhuma curiosidade de assistir a um desses espetáculos - se é que as touradas podem ser chamadas assim, de "espetáculo". O pouco que vi pela tevê, atos reles e vis, já me embrulhou o estômago e, confesso sem constrangimento, me fez chorar e até perder o apetite - fato raro, este último.

Respeito as opiniões contrárias, em defesa das touradas que atraem turistas, geram empregos, movimentam a economia. Vivam a democracia e o livre pensamento! - embora ninguém tenha perguntado aos pobres touros o que eles acham de tudo isso. No entanto, não compreendo como alguém se diverte assistindo a um sofrimento tolo, puro e simples.

Penso que as touradas, assim como as rinhas, a farra do boi, a Fiesta de San Fermín ou quaisquer outras práticas de agressão aos animais desvelam uma faceta cruel da humanidade: um sadismo latente, sempre à espreita, pronto para vir à tona.

O tema das touradas é, sem dúvida, assunto polêmico, tanto dentro quanto fora da Espanha, que não é o único país onde elas ainda insistem em existir - Portugal, México e Peru também têm touradas, toureiros e seus aficionados.

Quando se vai à região espanhola da Catalunha, notam-se prontamente suas marcadas diferenças com relação ao restante do país. Alguns catalães nem falam castelhano e, dentre os que falam, muitos têm um sotaque tão marcado que compromete o entendimento de quem não fala catalão, a eufônica língua local.

Além disso, Barcelona, a capital da província da Catalunha, é mais arrojada que Madri, capital do país. Na verdade, a capital catalã tem um ar moderno, mais para Novo que para Velho Mundo, apesar dos monumentos e edificações seculares.

Foi o parlamento da Catalunha - que é uma espécie de Rio Grande do Sul da Espanha, por suas características diferenciadas do restante do país, só que com arroubos separatistas mais frequentes - que aprovou a proibição da prática das touradas na província. Isso ocorreu graças a um movimento popular contra a tradição, liderado por defensores dos animais e que gerou um amplo debate social e político.

Há quem diga (muitos dizem) que essa foi uma forma de os catalães tentarem marcar ainda mais suas diferenças com os demais espanhóis. Mas o fato é que, seja pelo motivo que for, tomara que um dia toda essa "indústria da tauromaquia" esteja só nos registros dos livros de história. Vitória dos touros, olé!

 
< Anterior   Seguinte >