click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quinta
25.Abr 2024
Início seta Última página seta Crônicas seta De noite, a vida
De noite, a vida PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
26-Ago-2015
a_noite_-_franklin_valverde.jpg"Mistérios da meia noite, que voam longe, que você nunca, não sabe nunca, se vão, se ficam, quem vai, quem foi", e o talentoso músico Zé Ramalho foi um dos muitos que já tiveram a noite como inspiração, esse período em que sai do dia o sol e entram em nós a expectativa e a imaginação.

O fascínio da noite é secular, talvez porque a falta de luz solar tenha subjugado a humanidade durante milênios e milênios. No entanto, a tecnologia de Thomaz Edison permitiu ao homem poder se aventurar pelos confins e pelos arrabaldes, pelas planícies, planaltos e montanhas, pelos interiores das cidadelas e pelas esquinas boêmias das megalópoles, livre e independente da luz do astro-rei.

Na noite de uma cidadezinha do interior ou da periferia de uma grande cidade, existe a certeza de que nada está acontecendo, de que o mundo lá fora entrou num período linear de paz e quietude, como se a noite fosse apenas o não-dia, a não-ação. Ou, ao contrário, tem-se a sensação de que tudo pode estar acontecendo, tanto de ruim quanto de bom: assassinatos, estupros, assaltos, perseguições, mas também beijos ardentes, corpos nus, risos, sussurros de prazer, som alto da "vitrola rolando um blues, tocando B. B. King sem parar".

Para uma criança de um bairro remoto de uma metrópole, é necessário inventar uma noite. O sol vai apagando a sua luz, e há, numa noite de fantasia e de mente vivaz, a expectativa de que o dia que se aproxima trará algo de bom. Essas invenções da mente, combustíveis da insônia infantil, são uma espécie de antessala do sono e do sonho. O onírico é necessário e quase sempre maravilhoso, digo-o por experiência.

O dia representa o mundo linear, cartesiano. O dia repele os mistérios, o horário comercial é da burocracia e da chatice. Portanto, é na noite que moram os grandes momentos das possibilidades mais inusitadas e arrebatadoras.

Na noite, podemos encontrar um grande amor. Na noite, podemos perder um grande amor. No meu caso, as pessoas mais queridas e especiais da minha vida nasceram de noite, bem próximos, pouco antes ou pouco depois, das doze badaladas noturnas do relógio, seres noturnos, notívagos, taciturnos - pulos do gato da minha história pessoal.

Chamada telefônica depois das duas da madrugada? Quase nenhuma ligação nesse horário é coisa boa. Se for, que sorte! Porém o mais provável é que seja desgraça, gente bêbada, trote, ex-namorados chatos ou até pedido de dinheiro emprestado. Se a ligação for a cobrar, então, nem se fala.

O período noturno tem grande importância mesmo para os de ânimo matutino. Para eles, que passam incólumes pelos efeitos estimulantes do luar, a noite deve inspirar os sentidos a abraçar o silêncio que há sob a luz das estrelas, o corpo a repousar na quietude, a respiração a embalar num ritmo mais calmo que o do dia, para que esses madrugadores estejam prontos para recomeçar a roda da vida na data seguinte, quando pardais e corruíras virão anunciar o amanhecer e o novo despertar

 

Atualizado em ( 26-Ago-2015 )
 
< Anterior   Seguinte >