click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sexta
19.Abr 2024
A outra face PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
14-Out-2015
al001.jpg12 de outubro é uma data muito simpática. Primeiro, porque nos traz à mente o Dia das Crianças - considerando criança não só quem tem pouca idade, mas quem ainda consegue achar graça das coisas simples da vida, como passear com o cachorro ou comer os docinhos da vendinha da esquina.

Na maioria dos países da América Latina, sobretudo naqueles em que se fala espanhol, 12 de outubro é o dia da Virgem do Pilar, ou melhor, día de la Virgen del Pilar, considerada uma espécie de padroeira dos países hispânicos. Por aqui, comemora-se o dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil.

12 de Outubro é o dia da padroeira do Brasil para os católicos porque, nesse dia, em 1717, a imagem da santa foi descoberta no Rio Paraíba. A data se tornou feriado nacional em 30 de junho de 1980, quando foi sancionada pelo então presidente João Figueiredo.

Na América Hispânica (e até nos Estados Unidos), o dia 12 de outubro marca o Dia da Hispanidade, o Dia da Descolonização, o Dia das Américas, o Dia dos Povos Originários, o Aniversário do Descobrimento ou o Dia da Raça, e todos fazem alusão ao mesmo fato, o descobrimento do continente americano pelos europeus em 1492, quando Cristóvão Colombo, financiado pelos espanhóis, aportou deste lado de cá do Atlântico onde hoje se localiza a atual República Dominicana.

Na primeira década do século XX, muitos países que haviam sido colonizados pelos espanhóis realizaram festividades para celebrar o primeiro centenário de sua independência. Nessas jovens nações, espanhóis e seus descendentes começaram a organizar-se para celebrar os laços históricos comuns entre o país em que viviam e o seu país de origem, a Espanha.

Esse movimento de exaltação à história e à cultura hispânicas ganhou força na Espanha a partir de 1915, quando então foi proposto o Día de la Raza. Fora da Península Ibérica, a Argentina, em 1917, foi o primeiro país onde tal movimento ganhou força.

Para os espanhóis, trata-se de uma data que lhes traz bastante orgulho. Nas jovens nações hispano-americanas, há um misto de orgulho e ranço histórico por um sentimento de invasão e dilapidação - que não deixa de fazer sentido, mesmo tanto tempo depois do fim do colonialismo.

Essa unidade entre as nações hispano-americanas, parecidas com o Brasil em tantos aspectos, também marca a diferença entre eles e nós, e talvez explique o fato de o Brasil estar, historicamente, "de costas" para seus vizinhos hispanófonos. Para o bem ou para o mal, parece que cortamos de forma mais contundente nossos laços com a antiga colônia, Portugal. Quiçá mais por certo grau de autismo geopolítico que por ideologias ou autoafirmações nacionalistas.

Hoje, o mundo vê com muita perplexidade e bastante inércia o problema dos refugiados que invadiram, mais que qualquer terra estrangeira, todos os noticiários. No entanto, foi há cerca de quatrocentos anos, quando o século XVII trouxe consigo a fama de que o continente americano tinha deixado de ser o confim do mundo e a terra de ninguém para ser um lugar próspero e relativamente seguro, que essa história começou para os europeus.

A fama de uma América rica fez os nobres espanhóis, assim como também muitos outros europeus, sobretudo os que atravessavam períodos de sérios problemas econômicos, aventurarem-se em terras americanas. E qual a diferença, então, entre os sírios, os afegãos e os iraquianos de agora e os europeus do século XVII? A diferença, única, é que a história e o tempo são dois grandes senhores que vão revezando nações e povos em seus papéis: representam sempre uma mesma moeda, só que quase nunca refletem com clareza a outra face.

 
< Anterior   Seguinte >