click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quinta
28.Mar 2024
Início seta Última página seta Crônicas seta Está tudo anil neste lindo Brasil...
Está tudo anil neste lindo Brasil... PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
28-Out-2015
stop_violence_against_women_by_franklin_valverde.jpgPlanta vascular que não produz sementes, pois se reproduz por esporos que dão origem a um indivíduo de proporções geralmente mínimas e de vida curta, o protalo. O protalo produz gametas para dar origem a uma nova planta. As samambaias, quando totalmente desenvolvidas, são formadas por um caule, suas folhas são compostas e recompostas muitas vezes e podem ter forma de língua.

Antes que pensem que fiquei doido, decidi falar das samambaias porque este, certamente, é um assunto muito relevante. Afinal, se no tema da redação do ENEM, que poderia ser a crise econômica, a queda do PIB ou a situação dos refugiados sírios, resolveram abordar a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira e tanta gente chiou, deve ser porque o assunto não tem relevância.

Todos esses temas são relevantes, sim, nenhum deles é banal. Em qualquer um, toda pessoa minimamente escolarizada e sensível poderia encontrar um bom caminho para elaborar um texto, mas o tema da violência contra a mulher causa assombro porque estamos acostumados ao silêncio. Parece que, para muita gente, agredir uma mulher é algo normal, faz parte da cultura - como se houvesse mulheres que mereçam apanhar ou até que "peçam" isso com seu comportamento.

O que estarrece nem é tanto o fato de alguns não terem conseguido falar desse assunto. Afinal, falar da violência doméstica ou da violência contra a mulher de forma mais ampla ainda é um tabu, as escolas não falam disso. Ou pode ser que não tenham conseguido falar desse tema porque, por sorte, alguns candidatos não o viveram nem presenciaram.

Mas o que causa espanto mesmo, no entanto, é o mundaréu de gente desenvolta para discorrer a respeito das maravilhas do iPhone 18, da água de Marte ou do lançamento do último seriado enlatado, mas completamente néscia quando o assunto é o sofrimento humano. Há um sentimento de "isso não é comigo" permeando nosso dia a dia, típico de uma sociedade que aprendeu a inverter as relações: em vez de amar as pessoas e usar as coisas, estamos amando as coisas e usando as pessoas.

Houve, ainda, gente pouco iluminada pelas luzes da inteligência a dizer que falar da violência contra a mulher é uma discussão de esquerda. É tragicômico imaginar que só pessoas de esquerda se interessem por discutir a violência. Minha mãe não deve nem saber que a política tem lados e, enquanto ela apanhava, eu me alternava entre me meter na briga ou correr à casa dos vizinhos para pedir ajuda - e isso sem me preocupar com questões ideológicas, esquerda, direita, centro. Eu só queria a minha mãe em segurança.

Pessoas não são de esquerda, pessoas não são de direita. Pessoas são gente em primeiro lugar, e isso está muito além de questões ideológicas ou político-partidárias. A violência contra a mulher é uma chaga social sorrateira, velada, consentida. Deveria ser tema de propagandas, de filmes blockbusters, de camisetas, de capinhas de celular. Deveria ser tema de debates políticos - de esquerda, de direita, de centro, de cima, de baixo, de torto e de direito!

Enquanto houver quem ignore as Malalas, a banalização do estupro de meninas indianas, as ofensas à garotinha do Masterchef Junior e os gritos da vizinha do lado, talvez seja melhor continuar a falar de coisas realmente relevantes: a samambaia apresenta, em sua face inferior (ou abaxial), pequenos órgãos chamados soros, que contêm os esporos. São plantas que se adaptam facilmente aos apartamentos, às casas com pouco espaço externo e à indiferença dos outros.

Ilustração: Poema visual Stop violence against women de Franklin Valverde.

 
< Anterior   Seguinte >