click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sexta
29.Mar 2024
Início seta Última página seta Crônicas seta Um grito de liberdade
Um grito de liberdade PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
16-Mar-2016
bifurcacao_em_y.jpgBem que eu gostaria que a crônica desta semana falasse de algum assunto ameno, ficcional. O fim de A Regra do Jogo, por exemplo (muito bom o último capítulo! Sentirei muita falta da Atena/Francineide vivida por Giovana Antonelli), mas a urgência da realidade falou mais alto: como não tratar das recentes manifestações pró-impeachment pelo país? Os últimos meses têm sido tensos, especialmente na semana que antecedeu a manifestação do último dia 13. As redes sociais viraram uma espécie de ringue virtual para destilar venenos, alimentar ódios e paixões, fomentar brigas.

Um conhecido meu que sempre posta mensagens a favor do governo ficou irritado comigo quando eu lhe disse "esta crise não tem precedentes"; foi logo perguntando a minha idade e se eu não me lembrava da época do Sarney (senti uma raiva e então pensei "ai, meus cremes antiage não estão funcionando como deveriam!"). Eu lhe disse que me lembrava, sim, embora eu fosse criança nos anos daquele governo (eu tinha 9 anos de idade quando Tancredo faleceu e Sarney foi conduzido pelas circunstâncias à Presidência da República).

Nos anos oitenta, a "década perdida", vivíamos uma crise crônica, que começou com medidas equivocadas tomadas anos antes com a crise internacional do petróleo iniciada em 1973. O que vivemos agora é diferente: a corrupção é crônica, porém a crise política é aguda; é parecida com aquelas dores renais monstruosas que nos levam ao centro cirúrgico às pressas!

A partir dessa conversa, passei a notar que muitos defensores do governo apagam qualquer comentário contrário às suas convicções em seus posts. Claro, cada um faz o que quiser das suas publicações e do seu perfil nas redes sociais, mas isso me pareceu muito sintomático: sintoma de uma ignorância pairando, uma miséria que não é só de pão. A maioria das pessoas não discute, milita. E contra o militante raivoso e apaixonado, não há argumentos.

Noite dessas aventaram na TV que a falta de traquejo político ou de base da presidente para poder governar talvez seja fruto de algum tipo de preconceito de gênero. Não creio nisso. Os erros e os acertos da presidente não têm nada a ver, em absoluto, com o fato de ser mulher. Seria muita injustiça pensar assim: afinal, todos os lambões que ocuparam a cadeira da presidência antes dela eram homens.

Acho o governo que aí está desastroso. Aparelhou o Estado brasileiro e impôs um discurso populista, que vem das entranhas mais sórdidas da política deste país, e uma espécie de fetichização da pobreza, como se só este ou aquele segmento social merecesse atenção. Um bom governo não governa nem para o pobre, nem para o rico, mas sim para todos.

Mesmo assim, e contraditoriamente, não sou a favor do impeachment, pelo simples motivo de que poderia arranhar ainda mais a já combalida imagem do país no exterior. Menos investimento estrangeiro, menos dinheiro, menos empregos, menos renda, e a crise entraria num redemoinho ainda mais forte rumo ao fundo.

Também penso que a presidente, com todos os seus defeitos e virtudes (que estão meio escondidas, é bem verdade), foi eleita pela maioria. Foi uma disputa acirrada, apertadíssima, mas ela ganhou. Se sair, não há ninguém com moral ilibada nem com grandes projetos para o país para assumir seu lugar. Praticamente sem exceção, ninguém tem planos para o país, todos têm apenas projetos de poder.

Fico triste por pensar que essa corrupção endêmica mata tanta gente nos hospitais sucateados, na falta de transporte de qualidade, na violência que a desigualdade social e a falta de oportunidades geram.

Também me entristece ver gente militando loucamente, "pondo a mão no fogo" por sicrano ou por beltrano. Pasmem: já vi muita gente culta e estudada defendendo os "grandes" ideais bolivarianos de Hugo Chávez. Já presenciei jornalistas defendendo a política do país vizinho - e jornalista que defende um regime em que não há liberdade de imprensa me faz crer que o fim dos tempos está próximo! Fossem à Venezuela e permanecessem lá por apenas um ou dois dias não diriam tamanha bobagem!

Por mim, se for comprovada a desonestidade de algum político, do PSDB ou do partido que for, prendam-no, façam-no saber que neste país há leis que valem igualmente para todos (pelo menos, em tese). Podem mandar prender com direito a japa da federal e tudo. Prendam quem quer que seja. Para mim, não vale a ideologia pela ideologia, não há "jararaca" nem "bandido de estimação" como na torpeza da vã ideologia de muitos. Precisamos de um grito de liberdade já!

 

Atualizado em ( 16-Mar-2016 )
 
< Anterior   Seguinte >