click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sexta
19.Abr 2024
Zara, Tempo! PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
27-Abr-2016
relogio_-_jamil_alves_-_a.jpg

Estamos todos doentes, somos enfermos do tempo. O homem construiu pontes, prédios, naus, criou o progresso e o trabalho. Burlou o tempo, a velocidade e o espaço com a tecnologia, porém adoeceu. Estamos todos enfermos de ansiedade, doentes de muito amanhã e pouco hoje.

Tanto é assim que todo mundo fica alegre às sextas. Ora, por que a felicidade nesse dia específico, a sexta-feira, se ele é um dia útil como a segunda, a terça e os outros dois? A euforia da sexta é falsa, ludibria: não é a sexta que nos alegra, mas sim a ilusão do sábado.

O mesmo acontece com a tristeza do domingo, que é um dia calmo, de descanso. Associam o domingo ao desânimo e à apatia porque não sabem vivê-lo. Equivocam-se as pessoas, equivocamo-nos todos: o domingo é para ser descansado, sorvido aos poucos, é dia de deleite. Não provemos num domingo os dissabores de uma segunda.

 

Equívoco com o tempo também foi o mal de Orfeu da longa e bela história mitológica. A jovem Eurídice, sua amada, retornaria com ele ao universo dos vivos, desde que ele não olhasse para ela até estar novamente sob o Sol. Ele consegue resistir através de túneis sombrios e difíceis de atravessar; já estava quase alcançando sua meta quando, por ansiedade e para ter certeza de que Eurídice estava logo atrás, espia por um instante a parte final do caminho. Neste momento, Eurídice se transforma novamente em um espectro, lança um último grito e parte novamente para a esfera dos mortos.

Outro dia, fui tocado por um texto – delicioso, de Rubem Alves – que discorria a respeito da falta de tempo dos pais para os filhos. Era uma sessão de terapia. “Não tenho tempo para educar a minha filha”, ela disse. Um psicanalista ortodoxo constataria que ali estava um fio solto no tecido da ansiedade materna. No entanto, o psicanalista do texto não puxou o fio solto dela, ofereceu-lhe apenas seu próprio fio: “Eu nunca eduquei os meus filhos... Eu só vivi com eles”.

A infância é muito curta. Muito mais cedo do que se imagina, os filhos crescerão e baterão as asas. Já não nos darão ouvidos, já não serão nossos. No curto espaço da infância, há apenas uma coisa a ser feita: viver gostoso com eles. Vivendo juntos, pais e filhos aprendem. A coisa mais importante a ser aprendida nada tem a ver com informações. Temos de viver com nossos filhos sem currículo, a vida em si é o currículo.

Há muitas pessoas bem informadas que são completamente idiotas. Ansiosos, afastam os filhos de si porque os querem técnicos, sabidos, espertos, senhores de si. Quantos pequeninos vejo à minha volta, nos condomínios da cidade grande, matriculados no balé, no judô, na natação, no inglês, no kumon... Subtraem desses pobres pequeninos o tempo de serem crianças. Quando os filhos são pequenos, ensina-se muito mais pela relação lúdica que deve haver entre pais e filhos do que pelo currículo. O currículo é para mais tarde. Pena que pouquíssimos pais percebam isso.  

Presenciei, numa manhã de domingo, numa pracinha, uma cena triste: um pai levava o filho pra brincar. Com a mão direita empurrava o balanço. Com a mão esquerda segurava o tablet que estava lendo... Em poucos anos, sua mão direita estará vazia. Em compensação, ele terá duas mãos para segurar o tablet. Mais um pai – que pena! – que não sabe viver a beleza do que o hoje lhe oferece.

Vivemos esse “deslocamento do tempo” em todas as esferas de nossas vidas. À expectativa de votação de impeachment na Câmara, os mercados reagem com subida nas bolsas e baixa do dólar. Às possibilidades de julgamento no Senado, o mesmo. E nisso já se vai quase um ano e meio de impasse e de futuro que não chega, que a oposição quer apressar e, a situação, adiar. Se afastada a presidente, sua ausência temporária pode durar até 180 longos dias, seis meses para que se torne, então, definitiva, mas sempre haverá aqueles que se comportarão hoje de acordo com o resultado futuro.

Estamos todos doentes, somos enfermos do tempo. A sabedoria popular diz que o tempo cura tudo, mas só concordo com isso em partes. O tempo vivido, sincrônico, é bom, é o único que há e que pode transformar e curar o que precisa de cura. Excesso de passado é depressão. Excesso de futuro, desassossego.

O “tempo presente” não tem esse nome à toa: trata-se de “um presente”, mesmo: un regalo, no espanhol, a gift, no inglês. Então o tempo é um presente, o tempo é o presente: não é a olhadela ansiosa de futuro de Orfeu, que desgraçou Eurídice, nem o passado saudosista de muita gente, quando “antigamente tudo era melhor”. Tempo, como disse Caetano Veloso, é um dos deuses mais lindos: “És um senhor tão bonito quanto a cara do meu filho, Tempo, Tempo, Tempo, Tempo, vou te fazer um pedido”... Zara, Tempo!  

 
< Anterior   Seguinte >