click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sexta
29.Mar 2024
Início seta Última página seta Crônicas seta Mais uma vez, aniversário
Mais uma vez, aniversário PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
20-Jun-2018

aniversario_do_jamil_-_divulgacao.jpgMais uma vez, aniversário. Neste ano, a data caiu num domingo bem friozinho – e essa é a melhor parte para mim, eu que sou inimigo fidagal do calor.

Logo cedo, Miguel, do alto dos seus quase 4 anos, veio me saudar: feliz cumpleaños, papá!” – e logo emendou, em português: eu também vou ganhar presente hoje? A inocência e alegria das crianças é realmente algo contagiante. Impossível não se alegrar num dia que começa assim.

Quando somos adultos, fazer aniversário, por mais alegres e cercados de amigos que possamos estar, tem um gostinho de tempo que corre, de velhice que se aproxima. Melhor não pensar nesse lado sombrio da data.

 

Desta vez, o pensamento que estava me encafifando nos últimos dias era “por que o tempo parece passar mais rápido agora do que quando eu era criança”?

Então, pensemos: o que acontece quando você entra em um quarto escuro onde há uma vela acesa? Você logo nota a chama, certo? E se o local estiver completamente iluminado? Provavelmente, você levará mais tempo para se dar conta de que a vela está acesa.

Com o peso, acontece a mesma coisa. Se você pegar um pacote em cada mão, um de 100 gramas e outro de 120, será relativamente fácil perceber a diferença de peso entre os dois. No entanto, se forem dois pacotes, um de um quilo e outro de um quilo e 20 gramas, será muito difícil distinguir qual dos dois pesa mais, apesar de serem os mesmos 20 gramas de diferença.

O que acontece é que nossa percepção é alterada quando tratamos de medidas diferentes (visão, peso, referência espacial etc.), e a ciência explica isso pela Lei de Weber, na qual um algoritmo é a base da explicação.

Ernst Heinrich Weber foi um renomado médico alemão, que viveu de 1795 a 1878, e desenvolveu importantes trabalhos nos campos da Fisiologia e da Psicologia. Ele foi o primeiro a se dar conta desse fenômeno da alteração na percepção e a expressá-lo numa equação.

A lei de Weber diz que, ao compararmos dois estímulos pequenos, basta uma pequena alteração para notar diferença entre eles. O mesmo vale para o exemplo da vela no quarto escuro e para a nossa percepção do passar do tempo.

Seguindo essa mesma lógica da Lei de Weber aplicada ao tempo, ainda que um ano tenha a mesma duração, a relação entre a duração de um ano e o tempo total que já vivemos fica cada vez menor; por isso essa nossa percepção de que o tempo passa mais rápido agora do que quando éramos crianças.

Isso significa que não se trata de uma evolução linear porque cada ano que passa soma perceptivelmente menos ao total da nossa vida do que a passagem de um ano quando somos pequenos, e é por isso que, quando ficamos mais velhos, temos a sensação de que o tempo passa mais rápido.

Apesar de tudo, gosto de aniversariar e já estou psicologicamente preparado: cada “parabéns a você, nesta data querida” chegará mais e mais rápido.

 
Atualizado em ( 20-Jun-2018 )
 
< Anterior   Seguinte >