click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sexta
19.Abr 2024
Início seta Última página seta Crônicas seta Tudo nos trilhos
Tudo nos trilhos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
26-Set-2018

metr_-_jamil_alves.jpgEm tempos de gasolina cara e de estacionamentos a preços exorbitantes, a busca pelo transporte público aumenta, e mesmo quem tem carro pode, eventualmente, usar o transporte público da cidade.

No mundo civilizado, as pessoas andam sobre trilhos, metrô e trem são as grandes vedetes da locomoção. O metrô põe o passageiro praticamente dentro de shoppings, museus, cinemas e parques sem grandes transtornos. Seja em São Paulo, Paris ou Pequim, andar pelos subterrâneos da cidade é o que há de bom, uma mão na roda. 

Uma pena que em São Paulo as malhas ferroviária e metroviária sejam tão pequenas e insuficientes para o tamanho gigantesco da cidade e que andem quase sempre abarrotadas. Nem Poliana conseguiria achar o lado positivo de estar na Estação Sé num dia útil às seis da tarde tentando pegar o metrô com destino à Corinthians-Itaquera, a estação final do metrô na Zona Leste da cidade.

Tampouco pode haver Poliana que resista ao desafio de andar nos túneis que ligam por baixo da terra as estações Consolação e Paulista, sempre lotados a qualquer hora do dia. O fato de a estação Consolação ficar na Avenida Paulista e a Estação Paulista ficar na rua da Consolação representa uma peculiaridade à parte: devem ter feito isso para sacanear turistas e forasteiros, só pode.

Mas, apesar de tudo, é muito bom cruzar São Paulo de metrô – pelo menos nos horários de menor movimento. Você pode acordar na Chácara Klabin e almoçar no Sumaré, ir a um teatro no centro ou tomar uma cerveja naquele barzinho da moda nos confins da Zona Sul. Dá para sair do Tucuruvi e ir pegar um ônibus para o interior no terminal rodoviário da Barra Funda.

Se for de trem, dá para dar uma badalada nos novos bares e restaurantes da Rua Borges de Figueiredo descendo na Juventus-Mooca, inaugurada em 1898 (isso mesmo, no século XIX!), da linha turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que está conectada aos metrôs Brás e Tamanduateí.

Claro que poderíamos e deveríamos ter mais linhas e estações de trem e de metrô, porém tudo vai muito lento quando tocamos nesse assunto. A prometida linha laranja, que ligará o centro à Brasilândia, ainda está no papel, assim como o prolongamento da linha verde para além da Vila Prudente, que está só na promessa. Até agora, só houve desapropriações, e áreas abandonadas na Água Rasa e na Vila Carrão, por exemplo, acabaram virando pontos degradados da cidade, com entulho, tapumes pichados, aumento no número de assaltos nos arredores e de usuários de drogas.

O governo alega falta de verbas para agilizar as obras, desculpa difícil de engolir. Além disso, é só acompanhar o noticiário para saber que quase todas as grandes construtoras do país estão envolvidas em falcatruas até o pescoço. Você googla “construtoras na Lava-jato” e já vem uma enxurrada de nomes.

Mas o mais triste mesmo é a constatação de que, para muitos brasileiros, transporte público é visto como coisa de pobre, não dá likes em redes sociais nem nada. Em Sampa, o negócio é andar de carro, isso sim que é chique, mesmo que polua e engarrafe a cidade.

Atualizado em ( 26-Set-2018 )
 
< Anterior   Seguinte >