click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sábado
20.Abr 2024
Início
O cãozinho do supermercado PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jamil Alves   
06-Dez-2018

pet_love_-_franklin_valverde.jpg2018 está sendo um grande teste de resistência. Não só no plano pessoal, já que, para mim, trata-se de um ano que não vai deixar saudades, mas principalmente no campo das coisas gerais, sociais, do mundo.

Num ano tão cansativo, chega então dezembro para renovar as esperanças de muitos, mas também a loucura do consumo do fim do ano e o calor senegalês; e então vêm também as redes sociais e mais uma vez nos devastam com notícias como a do cãozinho assassinado no supermercado de Osasco.

Maus tratos a animais são as piores atrocidades que os humanos podemos cometer. Animais são indefesos frente à capacidade ardilosa do homem de planejar, enganar, concatenar para o mal. O funcionário do supermercado, assassino, atraiu o pobre cãozinho faminto com mortadela envenenada. A partir disso, o pobre bichinho, entorpecido, ficou refém da sanha do facínora, de sua crueldade, de sua completa falta de humanidade. Além de envenenado, o cãozinho (que fora abandonado por seu dono naquele supermercado algumas semanas antes) também foi espancado a pauladas e acabou falecendo em atendimento veterinário.

Não é necessário ser especialista em absolutamente nada para saber sem a mínima sombra de dúvida que a covardia de quem maltrata um animal é algo injustificável, indefensável. É covarde quem bate num gato com uma vassoura, quem acorrenta um cachorro porque ele late demais, quem adestra elefantes com espancamento, quem doma leões com chicotadas, quem coloca um galo numa rinha. Quem faz essas coisas é covarde e vil.

Os animais são seres admiráveis, têm muito a nos ensinar sobre ética, respeito, amor e amizade. Eu sempre soube disso e os amei muito desde criança. Tanto que fiquei péssimo por semanas com a morte da cadela Baleia, narrada pela genial escrita de Graciliano Ramos num dos capítulos de Vidas Secas. Foi uma experiência terrível para mim, mas que me deixou como consolo, no entanto, o fato de ser ficcional (consolo que não consigo encontrar agora, no caso do cãozinho do supermercado – não se trata de ficção, de Baleia e Fabiano: é a realidade com uma face bem cruel).

Certa vez, a saudosa Cássia Eller afirmou na música Relicário que “o mundo está ao contrário e ninguém reparou”. Infelizmente, é isso. Tanto é certa essa afirmação que, perante as leis, os animais são considerados objetos. Mas como pode o homem considerá-los meros objetos? Que objetos são esses que só nos trazem amor e momentos de alegria? Alguém alguma vez já ficou amigo de um sapato? Já supôs que uma jarra pudesse ser sua companheira? Alguém aí já viu um celular abanar o rabinho?

Neste mundo louco, no qual estamos amando as coisas e objetificando os seres vivos, fico perdido, sem entender o que leva alguém a cometer atrocidades como as dessa triste notícia do cãozinho de Osasco, cujo destino cruel foi determinado por aqueles que o abandonaram, chancelado por aqueles que lhe foram indiferentes, e, finalmente, selado por um “humano”, uma besta-fera abominável e torpe.

Descanse em paz, cãozinho sem nome, amiguinho querido. São Francisco de Assis o receberá e curará todas as suas chagas. A esta altura dos tempos, frente a esta época descarrilada, de valores ao rés do chão, só o que nos pode consolar é a fé, a nossa humana fé que, por ser humana, é racional. Se os animais tivessem racionalidade e religião, não tenho dúvida de que o homem seria para eles a representação do demônio.

Para saber mais sobre o ocorrido com o cãozinho, recomendamos:

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2018/12/04/cachorro-abandonado-e-envenenado-e-espancado-por-funcionario-de-hipermercado-em-osasco-dizem-ativistas.ghtml 

Para relembrar a morte de Baleia em Vidas Secas, recomendamos:

http://todoprosa.com.br/que-cena-a-morte-de-baleia-em-vidas-secas/  https://www.youtube.com/watch?v=WriQmEI_EGI

 

https://www.youtube.com/watch?v=j1rjC9GEo8k

 

Atualizado em ( 09-Dez-2018 )
 
< Anterior   Seguinte >

Enquete

Qual é o seu ritmo latino predileto?
 
Newsletter
Receba as novidades da Onda Latina no seu e-mail.
E-mail

Nome

Sobrenome

Cidade


 

Usuários On-line