click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quinta
28.Mar 2024
Início seta ETC seta Opinião seta Vanguarda compartilhada e o desafio da unidade, ontem e hoje
Vanguarda compartilhada e o desafio da unidade, ontem e hoje PDF Imprimir E-mail
Escrito por Rodrigo Dantas Valverde   
18-Mai-2020

estategia_e_tatica_-_divulgacao.jpgQuando estava no movimento estudantil tomei contato, por meio de um grande companheiro, com um texto da Marta Harnecker (sim aquela, do famoso "Estratégia e Tática") que me marcou muito. Ela falava da ideia da "vanguarda compartilhada", que foi uma experiência organizativa utilizada pelos sandinistas na Nicarágua e que ajustava entre divergências de programa e organização uma possibilidade de atuação unitária entre setores os mais diversos possíveis da esquerda. Quando li, serviu para aplacar alguns desânimos e frustrações que eu tinha com a incapacidade de unidade da esquerda em muitos momentos.

 

Recentemente, com o debate sobre a unidade da esquerda para a disputa da prefeitura no Rio de Janeiro, me veio à memória esse texto. Difícil traduzir de forma exata o que funcionou naquela época para os tempos atuais. A organização política possível também é fruto de seu tempo.

Mas, trocando em miúdos, tem coisas que valem a pena serem ditas para o momento atual. A unidade da esquerda, em âmbito eleitoral é urgente e necessária, ainda assim, os impasses que ela encontra de dois em dois anos são resolvidos de melhor maneira quando pensados do ponto de vista estratégico e a longo prazo. Não que eu não concorde com o Freixo e sua decisão de retirar a candidatura e tentar insistir em uma unidade do campo progressista para as eleições no Rio. Ele foi muito bem e responsável. Agora, não é à toa que sempre que se pensa em unidade em período eleitoral, a unidade vira a exceção e não a regra. São raras as atuações de unidade dos Partidos do campo progressista que não pautadas pela agenda negativa de defesa contra retrocessos sociais, principalmente nas frentes parlamentares. É necessário estimular atuações dos Partidos e movimentos sociais na luta social que aconteçam na positiva, com pauta propositiva, indicando horizontes. A luta social não se dissocia da institucional e isso tornaria as unidades eleitorais mais orgânicas e menos expostas às vaidades que as inviabilizam.

No texto, Marta mostra como alguns acordos políticos mínimos entre as forças potencializava a diversidade entre elas, comumente entendida como razão para a manutenção da fragmentação. Acho que para o futuro seria saudável pensar assim. Porque o pior governo da história recente do país e a destruição completa de tudo não se mostram suficientes para alternativas eleitorais amplas.

Rodrigo Dantas Valverde é advogado e mestrando em Filosofia e Teoria Geral do Direito na Faculdade de Direito da USP.

Atualizado em ( 18-Mai-2020 )
 
< Anterior   Seguinte >