click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quinta
28.Mar 2024
Início seta Telas & Palcos seta TV seta Pelé, além do jogador
Pelé, além do jogador PDF Imprimir E-mail
Escrito por Humberto Pereira da Silva   
25-Fev-2021
pele_na_estacao_santos-imigrante_-_foto_de_franklin_valverde.jpgEstá no ar, pela plataforma de streaming Netflix, Pelé, documentário britânico dirigido por David Tryhorn e Ben Nicolas. É um filme com roteiro bem marcado: centra-se em momentos chave da carreira do jogador: Copa de 58, Copa de 62, decisão do mundial de clubes contra o Benfica, Copa de 66, milésimo gol, Copa de 70 e despedida da seleção em 71. 

Na narrativa exibem-se com comentários over, em contraponto ao trajeto de Pelé, momentos da situação política do Brasil: anos JK, euforia nos anos Jango, ditadura militar, com destaque para o governo Médici. Trata-se, portanto, de um documentário que opõe o jogador genial e o contexto e posicionamento dele frente à situação política do país. Principalmente durante os anos de chumbo. 

  No que os diretores propõem, é uma fita bem-sucedida. Como esperado, exalta o grande jogador; enfatiza, por meio de depoimentos e cobertura da imprensa da época, que ele foi o maior de todos sem discussão. Mas mostra igualmente as fragilidades e temores de Pelé como jogador, assim como o mal-estar por ter de falar sobre política e detalhes íntimos de sua vida.

Pelé, o documentário, foi concebido em dois planos: ele, sentado numa cadeira de rodas, num saguão amplo, fala sobre expectativas quando ainda era adolescente, os momentos como jogador e política, sem intervenção de um entrevistador; e, em contracampo, imagens de arquivo, que ele e os espectadores veem projetadas.

Até certo ponto, pelo estado de saúde dele, é um filme cruel: as primeiras imagens, mostram sua aproximação da cadeira de rodas com um andador; seus movimentos são lentos e ele se senta, sem auxílio, com dificuldades. Fico a imaginar o porquê de o orgulhoso Pelé ter aceitado se expor como se expôs. Mas ele o permitiu, e isso para mim é louvável num personagem que reconhecidamente se incomoda ao lidar com situações embaraçosas.

Há depoimentos ácidos sobre sua postura política, como os de Paulo Cesar Vasconcelos e Paulo Cesar Caju; este afirma que ele foi o negro servil que abaixa a cabeça para o branco. Há também quem o defenda, como Gilberto Gil e Juca Kfouri; este afirma que sua postura não pode ser comparada a de Muhammad Ali, pois vivíamos numa ditadura e ele se expunha a perigos que Ali não se expôs. Numa frase lapidar de Kfouri, quem viveu uma ditadura sabe o que é uma ditadura.

E igualmente há depoimentos desnecessários, como os Fernando Henrique Cardoso e Benedita da Silva, que evidenciam ter de Pelé impressões convenientes e superficiais. Alguns jogadores que atuaram com ele também falam – Pepe, Rivelino, Jairzinho, Brito –, e ficam nos clichês laudatórios.

Por envolver nuances de um personagem de tanta expressão, vejo Pelé como um filme que merece ser visto e discutido: o foco não se resume ao futebol, gols e feitos geniais. Muito distante de Isto é Pelé (1974), de Luiz Carlos Barretos e Eduardo Escorel, e de Pelé eterno (2004), de Anibal Massaini Neto. Por isso, decepcionante para quem quer ver entretenimento sobre a carreira do jogador genial.

O documentário de David Tryhorn e Ben Nicolas é rico em imagens de arquivo. Muitas delas, que eu nunca havia visto, mostram a intimidade dele tanto quanto a presença dele em situações públicas. Vemos cenas de seu casamento com Rosemeri dos Reis Cholbi, num ônibus com outros jogadores antes de uma partida de Copa do Mundo. Vemos a recepção da delegação brasileira depois da conquista de 70, e ele praticamente se curvando na presença de Médici.

Há um dado que, para o espectador estrangeiro menos exigente talvez não importe, mas para nós sim. Pelé saiu de uma pequena cidade do interior não nomeada e foi para Santos, sem ter passado por Bauru. Claro, o roteiro condensa. Mas informa que ele chegou ao Santos pelas mãos de Dondinho, seu pai: Waldemar de Brito sequer é mencionado.

O ponto mais controverso do filme é o modo como o episódio com João Saldanha foi retratado. Técnico da seleção que disputou as eliminatórias para a Copa de 70, Saldanha declarou que Pelé não estaria enxergando bem. Por isso, poderia ir para a reserva. A implicância com Pelé teria determinado a queda de Saldanha.

Ocorre que Saldanha era filiado ao Partidão e em diversas declarações públicas entrou em atrito com o presidente Médici. Ter um destacado comunista como técnico da seleção naquele momento de ditadura militar era um incômodo. A questão não era a de titularidade de Pelé, pois ele foi titular absoluto nas eliminatórias, mas a sombra do fiasco de 66.

O próprio Pelé, no filme, realça seus temores: contundido em 62 e eliminado em 66, ele temia em 70 não chegar novamente ao fim da Copa: uma nova frustração em Copa do Mundo o apavorava. Havia, ainda, como memória da época, discussão sobre como colocar em campo Pelé e Tostão e não ter um centroavante fixo. O caso é que, num filme bem equilibrado ao tratar do jogador, e de sua posição no contexto político da ditadura, o comunista Saldanha é o vilão. 

 

Fotografia: Pelé - foto de Franklin Valverde.

 

Atualizado em ( 25-Fev-2021 )
 
Seguinte >