click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quinta
25.Abr 2024
Início
Um chamado à razão PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fred Ghedini   
29-Jan-2022
O que acontece na antessala da próxima eleição da direção da ABI?

Me preocupa o que está acontecendo neste momento na preparação da eleição para um terço do Conselho Deliberativo e da Diretoria da Associação Brasileira de Imprensa, em abril próximo. As forças dos jornalistas que se rebelaram contra o imobilismo da direção anterior – responsável pelo apagão da entidade num dos períodos mais críticos da curta história da democracia brasileira – estão praticamente rachadas e correndo o risco iminente de resultar em duas chapas, para a alegria do obscurantismo que grassa em nosso país.

 

Não há razão, por mais que se queira torcer a imaginação e o pensamento, para que ocorra algo dessa natureza na atual conjuntura política brasileira. É uma sandice que precisa ser parada. Em nome da democracia, em nome de uma trajetória secular de lutas pelas liberdade e pela democracia e em nome de um futuro democrático que a Nação brasileira necessita, é preciso parar, refletir e conversar.

Escrevo na condição de simples associado da entidade, como jornalista desde os anos 1970, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e ex-vice-presidente da Fenaj, atual presidente da Associação Profissão Jornalista APJor.

Ouço que as articulações estão em andamento para a formação das chapas. Repito: é uma sandice que não pode continuar. Tem até pré-candidato a presidente já em campanha, falando com associados eleitores. Será que tais futuros eleitores não serão capazes de chamar as pessoas à razão?

As chapas não estão formadas. As candidaturas não estão colocadas publicamente. Há, sim, portanto, espaço para a conversa, em vez do entrincheiramento de preparação para a guerra.

As forças ora reunidas estão, de um lado, em torno de parte da atual diretoria. De outro, são vários associados que fizeram a campanha vitoriosa de 2019, muitos deles hoje integrantes do Conselho Deliberativo. É preciso haver um entendimento. Quem vai se beneficiar de um racha entre os que retomaram e deram dinamismo à entidade após 2019 é o grupo de “jornalistas” sempre à espreita para enterrar ainda mais as tradições e o futuro do jornalismo brasileiro. E, mais amplamente, os cavaleiros do apocalipse que estão no poder no país, neste momento, seus financiadores e claques de apoio.

Há manifestos com boas ideias – mas com finalidades não divulgáveis –, muito disque-disque nas redes sociais, rusgas e fantasmas surgindo de todos os lados. Como jornalistas, é melhor fazermos o que se deve fazer todo santo dia, enquanto profissionais: não se deixar levar por belas palavras. Busquemos conhecer o que está por trás de cada iniciativa. Entremos em cena, questionando a sandice. Pelo passado, presente e futuro da ABI, digamos claramente “não, não aceitamos o racha”.

Aos dois lados em conflito, se não conseguem conversar diretamente, que busquem uma mediação capaz de levar a conversa a bom termo. Antes que seja tarde e a besteira se consolide.

Fred Ghedini foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e é o atual presidente da Associação Profissão Jornalista.

  
Atualizado em ( 29-Jan-2022 )
 
Seguinte >

Enquete

Qual é o seu ritmo latino predileto?
 
Newsletter
Receba as novidades da Onda Latina no seu e-mail.
E-mail

Nome

Sobrenome

Cidade


 

Usuários On-line