click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

quinta
28.Mar 2024
Início
Por que escrever? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Umba Hum   
25-Abr-2022

historias_extraordinarias_-_reproducao.jpgNum domingo qualquer modorrento tem nas mãos O poço da solidão de Margarethe Radiclyffe Hall, Coleção Clássicos Modernos, Abril Cultural, 1974, tradução de José Geraldo Vieira e conjectura quanto à literatura: a referência são os que escapam de um ponto fixo para assim poderem ver melhor as coisas; quiçá d´ângulo inusual. Hemingway escapou do conforto da Toronto Star para viver como um errante na festiva Paris. Faulkner abriu mão de tudo para escrever, entre som e fúria, sobre um sul inexistente com a guerra de Secessão. Beckett vagava como os mendigos de suas peças e foi esfaqueado numa rua de Paris. Cortázar era um funcionário da UNESCO que se dedicava a dar asas à sua fantástica imaginação.

  Dostoiévski fugia dos credores como o diabo da cruz e perdia o que não tinha como jogador. Lúcio Cardoso e sua insensata e esgotada Crônica da casa assassinada. Clarice vivia enquanto escrevia e para viver deixou de lado a cômoda vida de mulher de Embaixador. Joyce James, um jesuíta exilado irlandês e papéis com anotações ilegíveis pelo mundo. Balzac, compulsivo, desdenhava saúde e outra veleidade de ocasião para criar as ilusões de Rubempré. Bolaño e o misterioso e incerto destino de escritores latino-americanos no trânsito entre a periferia e o centro. Mais alguém? Vejamos: Virginia Woolf e seu incômodo com a vida, malgrado o Bloomsbury; Camus, e o absurdo encontro com arvore no meio da estrada; Kafka, queria uma pira para seus rabiscos; Proust, rabiscou no leito de morte; Francis Fitzgerald e os anos loucos da era do Jazz; Emily Brontë, talvez melhor Ellis Bell, e a tênue fronteira entre masculino e feminino. Para eles, para elas..., um ponto fixo era cômodo e tedioso; para eles..., o constante desafio dos motivos, ou de motivos plausíveis para escrever. Por isso, escrever e nada esperar além do simples ato de escrever. De resto, as feiras de vaidades, os andaimes, a ilusão de que se é lido compreendido e adorado como escritor. Outros poderiam ser incluídos? O que impulsionava Lima Barreto? Assim como Maria Firmina dos Reis no Segundo Império sob regime escravista, Amélia de Freitas Bevilaqua e sua Angústia, de 1913, 202 p., editada por Besnard Frères, não reeditada.

Põe Radiclyffe Hall de lado; procura Edgar Allan Poe na estante com suas histórias extraordinárias; não encontra Poe e sim as concretudes valverdianas publicadas pela Patuá de Eduardo Lacerda. Lê o posfácio, escrito por um amigo que não vê há décadas, e depois vai pro concreto. Das Concretudes (reviu Valverde no lançamento, na Patuscada livraria, que lhe inspirou uma crônica...), antes do sono, se atém à tentativa de homenagem a Poe.

Atualizado em ( 26-Abr-2022 )
 
< Anterior   Seguinte >

Enquete

Qual é o seu ritmo latino predileto?
 
Newsletter
Receba as novidades da Onda Latina no seu e-mail.
E-mail

Nome

Sobrenome

Cidade


 

Usuários On-line

Temos 1 visitante on-line