click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

sexta
29.Mar 2024
Início
Aforismo sobre saudade e nostalgia PDF Imprimir E-mail
Escrito por Umba Hum   
15-Mai-2022

saudade_-_franklin_valverde.jpgNuma manhã plúmbea de outono, folheia Lúcio Cardoso, Crônica da casa assassinada, lembra do filme dirigido por Paulo Cézar Sarraceni e, assim como se atém ao romance, se atém igualmente a seu diário, onde lê o que escrito ao acaso soa como aforismo. “Saudade e nostalgia são duas palavras com semântica aparentemente idêntica. No uso diário, elas se permutam numa conversa casual; ambas têm no passado a reativação de uma experiência vivida. Nenhum problema falar que uma lembrança gere saudade, ou que se guarde com nostalgia uma experiência... Mas, será que a retenção de uma experiência, como se o presente fosse fonte de tristeza, como se não se quisesse abandonar o que passou (o passado sobrevive no presente), é a mesma coisa que ser tomado por um acontecimento cujo sentido está, justamente, em saber que o mundo que o gerou não mais existe, que o presente é o que se vive, e o passando tão só lembrança?”.

 

Voltou à Crônica... de Cardoso, um livro escrito a partir de escritos soltos, como este que ao acaso recolheu de anotações passadas. Ler Cardoso lhe reativou o sentimento de quando o leu pela primeira vez, adolescente, passados tantos anos. E, passados tantos anos, sabia que a semântica pode nos ludibriar. Assim, o sentido das palavras, saudade ou nostalgia, para ele era indefinido, senão quando em ofício precisava justificar que para nós são convenções e meditar sobre elas é um exercício enfadonho.

 Ilustração: Saudade - Franklin Valverde    

 

 
< Anterior   Seguinte >

Enquete

Qual é o seu ritmo latino predileto?
 
Newsletter
Receba as novidades da Onda Latina no seu e-mail.
E-mail

Nome

Sobrenome

Cidade


 

Usuários On-line