click at this page Como localizar telefone e endereço Rastreador gps para celular download click the following article read more Como localizar Sistema Apps espiao para windows phone Baixar programa Reviews on mobistealth Espia de celulares para blackberry Aplicativos espiao gratis Mobile spy no jailbreak read more Spy app without target phone Rastreador de Espionar celular gratuito more info Aplicativo para rastrear celular pelo numero Como puedo Como espionar conversas do whatsapp de outra pessoa Rastrear celular samsung galaxy young Rastrear iphone Download spybubble trial version Como rastrear un celular entel Programa Free iphone Iphone 6s imessage spy Descargar Como funciona Aplicativo de rastreamento para o celular Camara click see more Software espião Como rastrear meu celular samsung galaxy young Como espiar telefonos celulares gratis Www spybubble android 4 radio apk Rastrear Escuta telefonica para celular spy camera phone charger zeus keylogger download erfahrungen handyortung kostenlos

Onda Latina

terça
27.Fev 2024
Início
Crônica perdida PDF Imprimir E-mail
Escrito por Umba Hum   
08-Jan-2024

cronica_perdida_-_franklin_valverde.jpgAbriu o caderno de notas. Às vezes, quando no ócio, folheia o caderno ao acaso. “Na sessão, com o psicanalista em pose, empostação da voz e trejeitos que se servem à caricatura, ouço: o que aconteceu? E lhe respondo: todo psicanalista é embusteiro; estou aqui no escuro; você é lacaniano, freudiano, laplanchiano, reichiano...? O que você é? O que você acha que é? O que você tem a dizer sobre Jean-Bertrand Pontalis? Devo, eu, confiar em você mais do que confiaria em um padre pedófilo para quem eu ali no confessionário estaria me confessando e assim cumprindo o sacramento da penitência?”. Leu a nota e lembrou desta ter digitado um esboço de crônica para publicação no Onda Latina. Queria retomar a nota avulsa. Reelaborar o que havia esboçado tão só. Repensar a forma, a pontuação, a disputatio entre terapeuta e cliente, as palavras e as coisas, a causa final... Estranho, a nota avulsa, entre tantas notas no arquivo do computador, não encontrada lhe deixou impressão de jamais ter sido escrita... Na lembrança, ou na imaginação, pois diante da incerteza, a conversa com o terapeuta:

 

– Esse não é o momento, nem o lugar, para essas questões...

– Sim, sei; aqui é onde devo mentir? – o dr. me faz uma pergunta e respondo; ou o dr. pede para eu mentir? 

Não consegue, de qualquer modo, ter certeza de que não a teria escrito. A redação, isso lhe parece certo, poderia ter sido outra:– Sim, sei; aqui é onde não devo mentir? – o dr. me faz uma pergunta, respondo e, ao responder, estou mentindo? 

Não desistiu, continuou a procura porque não conseguia reelaborar o que supõe escrevera. Voltou ao computador. Insistiu. Tenta todos os caminhos que sabe – tentativa e erro – para encontrar a crônica perdida. Tem frustradas, contudo, todas as tentativas:  até, na lixeira, o arquivo “Anotação solta”, pois leu ao tentar abri-lo: “Não conseguimos encontrar seu arquivo. Ele foi movido, renomeado, excluído?”. Ok, clica Ok... Nada... Removido, renomeado, excluído foi o arquivo...; não sabe quem, nem o que, não obstante... “Não gostei do que escrevi. Crônica. Diálogo. Acho me perdi na escrita. Melhor deixar hibernando. Acho que o Machado deve sair. Nada de Simão Bacamarte. Manter Faulkner. O som e a fúria. Mas, e o final? Também devo cortar. Não é o caso”. Folheia o caderno e essa nota encontrada mais adiante nos escritos desorganizados sem datação, parece se relacionar com a crônica perdida na memória do computador. 

A dúvida persistia e ele travou quanto à possibilidade de escrita, da escrita sobre jogos de poder, sobre o limite da paciência, sobre a atração pelo dinheiro e o charlatanismo das ciências e do positivismo com seus esquemas, pseudoconceitos e lunáticos paradigmas, sobre as aparências na vida social do terapeuta burguês, em seu confortável consultório em Perdizes rua Monte Alegre, nº..., frente a um inconveniente cliente numa sessão de psicanálise.

Ilustração: Crônica perdida – Franklin Valverde

 

Atualizado em ( 08-Jan-2024 )
 
Seguinte >

Enquete

Qual é o seu ritmo latino predileto?
 
Newsletter
Receba as novidades da Onda Latina no seu e-mail.
E-mail

Nome

Sobrenome

Cidade


 

Usuários On-line

Temos 2 visitantes on-line