O ensaio reúne escritos baseados na primeira parte da pesquisa A Mulher Distópica: O Protagonismo Feminino no Cinema e na Ficção Seriada Contemporânea, desenvolvida no período 2021-2024 na Unicamp, SP.
São 21 filmes brasileiros dirigidos por mulheres, e três por homens, lançados na última década, analisados sob o prisma dos gêneros fantasia, ficção científica e horror, além de obras que se relacionam com a temática principal.
A seleção inclui os filmes Medusa, Rachel 1.1, Mormaço, Cidade; Campo, O Clube das Mulheres de Negócios, Grande Sertão, Mulher Oceano, Lispectorante, Vaga Carne, Tremor Iê, dentre outros trabalhos. O fantástico e as distopias ocupam lugar privilegiado nessa produção alentada que tece estratégias narrativas ancoradas nos gêneros para pensar o país e a condição da mulher.
O livro A mulher do futuro. Filmes, feminismos e distopias brasileiras investiga o trabalho de cineastas brasileiras contemporâneas como Clarissa Campolina, Anna Muylaert, Anita Rocha da Silveira, Glenda Nicasio, Renata Pinheiro, abordando temas muito atuais como o a ameaça representada pelo totalitarismo, e a emergência de temas como racialização, identidade e revolução.
Filmes como Sem seu sangue, A Nuvem Rosa, Campo; Cidade, Medusa e Los Silencios são analisados em sua relação com o cinema de gênero, utopias e distopias, numa autêntica imersão na relação entre feminismo e o gênero fantástico no cinema brasileiro recente, sob a perspectiva de conceitos derivados da obra de Tzvetan Todorov (2021), mas também de Barbara Creed, Noell Carrol, Laura Mulvey, Margareth Atwood e de diferentes pesquisadores brasileiros voltados para a análise dessa tendência.
O fantástico e o realismo mágico são os grandes traços dessas narrativas sobre a nação de um país sempre às voltas com a questão de sua identidade, nosso gigante adormecido, o país “ensimesmado”.
Se é verdade que o cinema é a projeção do imaginário de uma nação, como afirmava Robert Stam, pode-se dizer que agora a presença da mulher nesse debate é incontestável.
A mulher do futuro: filmes, feminismos e distopias brasileiras
Autora: Luiza Lusvarghi
Editora: São Paulo, Selo Phantastika.
Formato: 16x23cm.
163 págs
Preço lançamento: R$ 70
Lançamento
Dia 31 de outubro, sexta-feira, às 17 horas
Livraria do Espaço
Rua Augusta, 1.475
São Paulo – SP





