No próximo sábado, dia 20 de julho, será realizado no espaço Conexión Caribe, no bairro de Pinheiros, o festival gastronômico “Sabores de México”. A casa fica na rua Horácio Lane, 197.
O festival consiste na degustação de pratos e bebidas da culinária mexicana, preparados pelo chef Alexandre Henrique Tabone.
Alexandre, que é paulistano do bairro do Belém, percorreu vários países do continente americano, em especial o México, pais onde permaneceu mais tempo e se apaixonou por sua culinária.
Segundo Alexandre, é uma culinária prática, por ser “norte-americana”, mestiça por suas origens pré e pós hispânica, diversificada e saborosa, na qual, mesmo os mais simples ingredientes, se tornam algo muito original e exótico.
O chef Alexandre, que também esteve nos EUA, Canada, Itália, Japão, Argentina, Chile e Peru, diz ter sido a culinária mexicana a que mais o impressionou.
No festival, que terá acesa uma churrasqueira, serão servidos “Tacos al pastor”, o mais popular taco do país, de lombo de porco “sweet chili”, com coentro e cebola crua picados, abacaxi na brasa, toque de limão e molho picante, ”Tacos de bisteck”, que é o taco de contrafilé e “Tacos de chuleta” (bisteca de boi), ambos com “pico de gallo” (molho feito com cebola, tomate, coentro e limão) e um toque de molho picante.
Alexandre também irá mostrar algo sobre a cozinha do mar mexicana, como o coquetel “Vuelve la vida”, coquetel a base de suco de tomate com mariscos (camarão, polvo, vôngoles e ostras sem casca), ou só de camarão, a “Pescadilla”, que é o taco dorado de peixe, e o “Shot marinero”, um shot de tequila com limão e sal, um camarão e suco de tomate, além do caldo quente de camarão, muito comum, por exemplo, nos mercadões mexicanos na seção de mariscos. Tudo isso regado a “Michelada”, famoso drinque mexicano à base de cerveja com limão e sal. Também serão oferecidas bebidas não alcoólicas como a limonada e a laranjada feitas com água com gás, muito apreciadas no México, refrigerantes e água mineral. Não irá faltar o famoso guacamole, de abacate amassado com cobertura de “pico de gallo”, porções de amendoim, “totopos” (tortilha de milho cortada em triângulos e frita), conhecida mundialmente como nachos, acompanhados de guacamole e/ou molhos picantes vermelho e verde. Alexandre fará uma demonstração de como e feito um molho vermelho mexicano, assando tomates e pimentas na brasa, até serem esmagados com alho e limão.
As sobremesas serão a manga com pimenta e limão, sobremesa típica mexicana e “Platanos a la Caribe”, bananas flambadas ao rum com passas, sorvete de creme e calda de chocolate, criação do chef Alexandre.
Haverá pista para dançar com salsa e ritmos latinos variados, animada pelo consagrado DJ cubano Esteban, o qual teve no espaço uma casa de salsa, que durante anos agitou a noite paulistana no segmento de casas latinas, e hoje só abre para eventos.
FONTE: Assessoria de Imprensa dos organizadores do evento.