pirata_-_franklin_valverde.jpgA Casa Guilherme de Almeida está com as inscrições abertas para o curso “História e Cinema no Brasil: Pêndulo entre fato e representação”, ministrado por Humberto Pereira da Silva. As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, nos dias 26 e 31 de janeiro e nos dias 2, 7, 9 e 14 de fevereiro, sempre das 19h às 21 horas.

Humberto Pereira da Silva é professor de História do Cinema na FAAP e crítico de cinema, além de colaborador da Onda Latina. Entre os seus vários livros publicados destaque para: Glauber Rocha – cinema estética e revolução (Paco Editorial, 2016) e Ver e ver como – ensaios sobre cinema e cineastas marcantes (2018). Ele também é membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

 

Sobre o curso o site da Casa Guilherme de Almeida destaca:“Ao longo de sua trajetória, o cinema brasileiro procurou mostrar a história do Brasil. E com a Retomada, a partir de 1995, os chamados “filmes históricos” têm tido enorme destaque. Este curso tem em vista mostrar como o cinema nacional da Retomada tem tratado a história nacional – quais são os problemas quando um filme, uma obra de ficção, aborda acontecimentos históricos? Os filmes abordados serão: ‘Joaquim’ (2017), dirigido pelo Marcelo Gomes; ‘Carlota Joaquina, Princesa do Brasil’ (1995), de Carla Camurati (sobre a chegada da família real); ‘Netto perde sua alma’ (2001), de Tabajara Ruas (sobre as guerras no segundo reinado); ‘Guerra de Canudos’ (1996), de Sérgio Rezende (sobre os primórdios da Primeira República); ‘Getúlio’ (2014), de João Jardim (sobre a era Vargas); e ‘O Que É Isso, Companheiro?’ (1997), de Bruno Barreto (sobre resistência à ditadura militar).”

 

Mais informações e inscrições:http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/programacao/ver-programacao.php?idprogramacao=1340&iddata=5085