sfc_pel_1.jpgO Santos Futebol Clube, uma das melhores equipes de futebol de todos os tempos e, pelo critério de gols marcados, o time número um do mundo, recebeu como homenagem ter o seu nome em uma estação de metrô de São Paulo. A partir de 4 de novembro a estação Imigrantes, na linha verde, passará a se chamar Santos-Imigrantes. A inauguração contou com a assistência de vários jogadores do atual elenco santista, assim como grandes craques do passado e a presença de Pelé, o rei do futebol e atleta do século.

Também estavam presentes Marcelo Teixeira, o presidente do clube; Márcio Fernandes, o técnico santista; os secretários de Estado Luiz Antônio Marrey (Justiça) e José Luiz Portela (Transportes Metropolitanos); e José Jorge Fagali, presidente do Metrô de São Paulo, além de outros políticos e personalidades.  O evento teve início com o cantor Kiko Zambianchi, torcedor santista, cantando o hino do Santos Futebol Clube, no que foi acompanhado por todos os presentes. Na oportunidade a diretoria do Clube homenageou com uma placa a senhora Nair de Cássia Queiros, a torcedora símbolo do Santos, que completou 99 anos de idade e é apaixonada pelo time desde criança, tendo visto todas as glórias da equipe.

sfc_fbio_costa.jpgFábio Costa, goleiro e capitão santista, acompanhado de seus colegas de elenco Adaílton, Kléber, Rodrigo Souto e Kléber Pereira, o atual artilheiro do Campeonato Brasileiro, fez um breve discurso em nome de todos os jogadores ressaltando a importância do clube para o futebol brasileiro e mundial. O secretário Marrey, preferiu destacar que, segundo ele, o “Santos é o maior time do mundo”, no que foi muito aplaudido pelos presentes, a maioria deles santistas roxos. Já o secretario Portella preferiu dizer que todos de sua geração “em algum momento foram santistas”, pois nos anos sessenta o Santos Futebol Clube formou a melhor equipe de futebol que o mundo já viu e aplaudiu. 

Palavras do Rei Pelé

No evento o discurso mais esperado foi do Rei Pelé que, visivelmente emocionado, disse que “se o Santos não é o maior time do mundo, como falou o secretário Marrey, com certeza é o time mais conhecido do mundo, isso eu posso garantir”. Acrescentou que, por todos os lugares que passou, sentiu um enorme carinho de todos pelo clube, sendo sempre considerado, por muitos, o segundo time do coração. Pelé também falou que o Santos sempre foi um grande embaixador do Brasil, levando e elevando o nome do País lá fora. Merece registro que também estavam presentes muitos jogadores da velha guarda como Pepe, Mengálvio, Zito, Edu, Serginho Chulapa entre outros.

Exposição na Santos-Imigrantes

Durante este mês de novembro, a estação de metrô Santos-Imigrantes exibirá a exposição Santos Sempre Santos em homenagem ao time, apresentando a coleção das principais camisas do Santos, além de painéis fotográficos que contam o percurso glorioso da equipe que revelou Pelé. Visita obrigatória não só aos santistas, como também a todos aqueles que são amantes do futebol arte.

sfc_pel_3.jpgEstação Santos-Imigrantes do Metrô

Linha Verde, que vai da Vila Madalena ao Alto do Ipiranga.

Avenida Ricardo Jafet, junto ao viaduto Saioá, em São Paulo.

 

 

 

 

 

 

Fotos: Franklin Valverde.