Muitos de vocês – os que me conhecem, é claro – já devem ter me ouvido falar de Philadelpho Menezes, poeta visual e uma figura humana ímpar. O Phila, como era carinhosamente chamado, foi meu grande e fraternal amigo. Ele morreu precocemente em 2000 em uma das traiçoeiras estradas brasileiras. Agora, 14 anos depois, está sendo realizada a exposição Goma de Mascarar Sabor Mental, uma necessária e merecida homenagem.
Philadelpho, além de poeta, foi professor universitário, ensaísta, advogado, editor, tradutor e organizador cultural, tendo sido o responsável pela exposição Poesia Intersignos (1985), pela I Mostra Internacional de Poesia Visual (1988) e pelo I Ciclo Internacional de Poesia Sonora (2000), gênero poético do qual foi, inclusive, o introdutor e grande incentivador no Brasil. Todos esses eventos ocorreram no Centro Cultural São Paulo.
Publicou também inúmeros livros, destacando-se A Crise do Passado: Modenidade, Vanguarda, Metamodernidade (São Paulo: Experimento, 2001), Poética e Visualidade – Uma Trajetória da Poesia Brasileira Contemporânea (Campinas: Ed. Unicamp, 1991) e Poesia Sonora – Poéticas Experimentais da Voz do Século XX (São Paulo: Educ, 1992).
A exposição Goma de Mascarar Sabor Mental, que tem como palco a Casa das Rosas, espaço que tem se tornado referência no universo poético paulistano, teve a curadoria da poeta e artista plástica Ana Aly, viúva do Phila, que acompanhou suas criações de perto e muitas vezes foi também sua parceira como arte-finalista.
É uma bela exposição. Recomendo a visita para todos. Aos que conhecem a obra do Phila, para relembrá-la; e aos que não a conhecem, para entrar em um mundo extremamente criativo e inovador. Ao final da exposição todos os visitantes, com certeza, chegarão à conclusão de que se até os seus 40 anos de vida ele fez tudo aquilo, imaginem o que não teria feito se ainda estivesse vivo.
Goma de Mascarar Sabor Mental – Exposição da Poesia de Philadelpho Menezes
Curadoria: Ana Aly
Abertura: 30 de maio
De 30 de maio a 31 de agosto
Paralelamente ocorrerá, dentro do Seminário de Ação Poética – Ilo Codognotto, no dia 6 de junho, às 19h30, a Mesa Philadelpho Menezes com Ana Aly e Lucia Santaella e mediação de Franklin Valverde.
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.